Correio dos Campos

Postos atendem neste domingo para vacinar contra a febre amarela

31 de março de 2019 às 12:19
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Para intensificar a vacinação contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde, além de estender o horário de atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para às 21 horas até o dia 5 de abril, abriu alguns postos neste final de semana. Neste domingo (30), as unidades Bom Jesus, Jeovah Ribeiro, Abapan e Socavão estarão abertas até as 16h.

Devem tomar a vacina pessoas acima dos nove meses até 59 anos; gestantes, independente do período gestacional; idosos que não apresentem comorbidades; mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses poderão receber a vacina, porém, devem suspender a amamentação por dez dias após a vacinação.

Não devem tomar a vacina pessoas que já foram vacinadas contra a febre amarela, pois uma única dose vale para a vida toda e pessoas com imunossupressão grave (quimioterapia, radioterapia, transplantados, uso crônico de corticoides, HIV e outros.

A supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczoreck Nocera, alerta para a importância da vacina. “É a única forma de proteção, e por isso estamos intensificando a vacinação, estendendo os horários de atendimento nos postos”, disse.

Marielen destaca ainda que se forem encontrados macacos mortos ou doentes, a Secretaria de Saúde deve ser comunicada o mais rápido possível para tomar as providências, pois os macacos são animais que sinalizam que o vírus da febre amarela está circulando.

A doença

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por vírus que se manifesta com febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina), podendo levar a morte nas formas mais graves. A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos infectados. Não existe transmissão de pessoa para pessoa.

No Brasil, o principal mosquito vetor da febre amarela silvestre é o Haemagogus. Na forma urbana da doença, o Aedes aegypti pode ser o transmissor.