Correio dos Campos

Merenda escolar inclui plantas não convencionais no cardápio

28 de março de 2019 às 17:27
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – O projeto Coma Aprendendo incluiu este ano Plantas Alimentícias não Convencionais, (PANCs) na merenda escolar, entre elas, a ora-pro-nobis que está sendo servida no lanche desta quinta-feira (29) nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Castro.

De acordo com a superintendente de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação, Lia Calleya Barela, a planta também é conhecida como ‘carne vegetal’ por possuir alto teor de proteína, rica em vitaminas do complexo B, A e C, fibras e fósforo. “As folhas são a parte comestível, podendo ser consumidas secas ou frescas, cruas ou cozidas e até acrescentadas a massas de pães. Hoje optamos em servir o risoto de frango com ora-pro-nobis para as crianças”, explica.

Lia conta que a maioria das pessoas não sabe que pode consumir este tipo de planta que muitas vezes é confundida com mato, erva daninha ou invasora. “As pancs, durante muitos anos fizeram parte da alimentação, mas foram substituídas por alimentos com maior interesse comercial ao longo dos anos, e acabaram esquecidas. Agora estão sendo novamente inseridas na alimentação”, diz.

Nome

Ora-pro-nobis vem do latim, e significa “rogai por nós”, ou, “orai por nós”. Tudo começou na época do ciclo do ouro, na região de Ouro Preto e Tiradentes (Minas Gerais), chamada de Vila de São José. Os padres europeus plantavam a ora-pro-nobis ao redor das igrejas, a fim de criar uma barreira natural, graças a seus arbustos terem espinhos no caule. Não se sabe exatamente quem começou ou experimentou primeiro as qualidades culinárias e nutritivas da planta, mas devido à dificuldade dos menos favorecidos em adquirir alimentos em fartura, a folhagem era muito consumida.

Projeto

O Coma Aprendendo é desenvolvido desde e durante o ano são feitos eventos para inserir alimentos diferentes no cardápio da merenda escolar, propiciando uma experiência gastronômica diferenciada. Aliado a gastronomia, o tema é tratado em sala de aula para que os alunos conheçam a história da comida pelo mundo.