Correio dos Campos

Alunos da rede pública de ensino realizam a Prova Paraná

13 de março de 2019 às 19:24
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Alunos da rede municipal e estadual de Castro estão realizando nesta quarta-feira (13) a Prova Paraná nas disciplinas de português e matemática, sendo vinte questões para cada modalidade. A prova é para estudantes do 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º e 3º anos do Ensino Médio.

A avaliação será feita três vezes ao ano com o objetivo de evidenciar os aspectos fortes e fracos de cada aluno e a partir da identificação das características de aprendizagem, escolher o tipo de trabalho mais adequado a ser desenvolvido. As informações obtidas também poderão auxiliar as redes de ensino, bem como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. “Os resultados servirão para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos”, explica a superintendente de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de educação de Castro, Sueli Verdile Carneiro de Souza.

Esta é a primeira Prova Paraná, iniciativa inédita da Secretaria de Estado da Educação e que está sendo aplicada para mais de 600 mil alunos da rede pública de ensino dentro do acordo de cooperação com 397 municípios. Com os resultados, os Núcleos Regionais de Educação terão um diagnóstico preciso das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Com foco nos resultados, as equipes poderão elaborar Planos de Ação voltados à melhoria da aprendizagem em apoio às escolas.

As próximas avaliações estão previstas para acontecer em junho e setembro.