Correio dos Campos

Saúde capacita professores e agentes comunitários para teste de acuidade visual

7 de março de 2019 às 15:32
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Educação promoveu no dia 28 de fevereiro capacitação para professores, diretores e agentes comunitários de saúde para realizar teste de acuidade visual nos alunos das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e idosos. O evento foi realizado no auditório da secretaria com a participação de 150 pessoa sob a coordenação do oftalmologista Júlio César Martins Galache.

Passarão pelo teste todas as crianças da rede municipal e ainda idosos atendidos pela rede pública. A ideia é identificar pessoas que precisam ser encaminhadas para o oftalmologista. Os testes devem iniciar ainda neste mês para que as consultas possam ser feitas a partir do mês de abril.

De acordo com o coordenador do programa, Diogo Nocera, os testes de acuidade visual já foram feitos para todas as crianças das escolas do interior nos últimos dois anos, e após a triagem, aquelas que precisavam de tratamento foram encaminhadas para o oftalmologista. “Diagnosticamos que cerca de 30% das crianças necessitavam de consulta com o especialista. Muitas vezes, o problema de visão só é percebido na escola, atrapalha o desenvolvimento da criança, provocando a repetência e a evasão escolar. Tivemos inclusive, crianças que foram encaminhadas para cirurgia”, explica.

Este ano aderiram ao programa as escolas Jahyr Lopes, Lourival Leite de Carvalho, Jardim Bela Vista e CMEIs Nosso Lar e Padre Lívio Donatti, mas 90% das ações serão desenvolvidas em todas as escolas do município.

Programa

A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE) do governo federal e é uma estratégia que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos educandos.

Ao todo são 12 tópicos desenvolvidos nas escolas que aderem ao programa abrangendo atualização vacinal; saúde bucal, ocular, auditiva; combate à DST/Aids e orientação sexual; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; combate ao aedes aegypti; combate à doenças em eliminação; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; atividades e práticas corporais e promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos.

As atividades serão realizadas pelos professores e equipes de atenção primária do município.