Correio dos Campos

Prefeitura oferece 664 vagas para qualificação profissional

28 de fevereiro de 2019 às 16:22
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Diretoria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura inicia a segunda etapa do programa “Castro Cidade da Oportunidade” com um pacote de 20 cursos de qualificação em parceria com o SESI / Senai, ofertados gratuitamente à comunidade castrense. Ao todo, serão abertas 664 vagas até o final do ano.

O primeiro curso será de Iniciação Profissional Pacote Office para capacitar o aluno a utilizar ferramentas do programa Microsoft Office como Word (editor de textos), Power Point (criação de slides), Excel (Planilha eletrônica) e Acess (Banco de Dados). O curso inicia no dia 25 de março e encerra em 16 de abril. São 40 vagas e as aulas serão ministradas para duas turmas com 20 alunos cada, nos períodos da tarde e noite. A carreta do Senai ficará instalada no Parque Lacustre.

As inscrições para o curso de informática devem ser feitas de 11 a 22 de março na sede da Diretoria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro, na Rua Miguel Couto, 256, antiga Estação Ferroviária. Os interessados precisam apresentar RG, CPF, comprovante de residência e do Cadastro Único (quem não tiver Cadastro Único deve se dirigir ao CRAS mais próximo de sua casa para fazer o cadastro que é gratuito). A idade mínima exigida é 16 anos completos e conhecimentos equivalentes ao Ensino Fundamental completo.

A coordenadora de cursos da Diretoria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Marcia Gomes, ressaltou que a carga horária dos cursos varia de duas semanas a dois meses, com aulas dinâmicas e interativas. “Os alunos terão todo o material e equipamento necessários para sua formação profissional”, disse.

O diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Guto Beck destaca que no ano passado os cursos tiveram grande aceitação e a qualificação resultou na contratação de mão de obra pelos empresários castrenses. “Em 2018 ofertamos 392 vagas e agora serão 664. Isso mostra o sucesso da empreitada. A continuidade do projeto Castro Cidade da Oportunidade visa qualificar mais profissionais e preparar mão de obra para o mercado de trabalho, fortalecendo a economia e o desenvolvimento local. Estamos satisfeitos com esse programa que está servindo de modelo para grandes municípios”, disse.

Mais

Outros cursos de qualificação foram contratados até o final do ano. Para o mês de maio as oportunidades serão para Assistente Administrativo e Aperfeiçoamento em Processos de Soldagem MIG, MAG e Eletrodo Revestido. Para junho estão previstas as modalidades de Instalação de Acessórios Automotivos, Eletricidade Automotiva Básica, Mecânica Automotiva e Noções de Mecânica Automotiva. Em julho a qualificação será nas áreas de Atualização em Segurança no Trabalho em Altura (NR 35) e Segurança no Trabalho em Altura (NR 35). No mês de agosto será a vez dos cursos de Corte e Costura Industrial, Técnicas de Panificação e Confeitaria, Fabricação de Bolos e Pães Naturais e Integrais, Elaboração de Salgados e Noções de Mecânica de Motocicletas. Em outubro serão oferecidas as modalidades de Instalação e Manutenção de Aparelhos de Ar Condicionado, Operação de Sistemas de Refrigeração Industrial, Sistemas de Refrigeração Comercial, Automação e Sistemas Robóticos – Básico, Hidráulica Básica e Automação e Comandos Eletropneumáticos – Básico.

As datas de abertura de inscrição e início dos cursos serão divulgadas pelos canais de comunicação da Prefeitura e nos veículos de imprensa. Mais informações pelos telefones (42) 2122-5089 e 2122-5090.