Correio dos Campos

Famílias recebem casas construídas no antigo “Predinho da China”

14 de dezembro de 2018 às 08:29
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – Treze famílias que moravam no antigo “Predinho da China”, na Vila Operária, assinaram nesta quinta-feira (13) contrato de concessão a título gratuito e receberam as chaves das casas construídas no local que passa a se chamar Conjunto Habitacional Tereza Cordeiro Batista. A entrega foi feita pelo prefeito Moacyr Fadel Junior e contou com a presença de secretários, das famílias e convidados.

Para os moradores, receber as casas significa sair do aluguel e conquistar a independência, pois muitos estavam morando com parentes. “É maravilhoso sair do aluguel. Agora vou ficar sossegada na casa que é minha”, disse Roseli Maria Vaz de Oliveira.

“É uma felicidade ter a minha casa própria e usar os quinhentos e sessenta reais que eu pagava de aluguel para outras coisas”, disse Lindamir Aparecida Boava.

“Estou emocionado. Eu morava na casa da minha filha e agora terei meu canto”, ressaltou Antonio Carlos de Oliveira.

“Eu estava morando nos fundos da casa da minha mãe e agora estou vindo para a minha casa com a minha família. Estou muito feliz”, conta John Diego Ferreira.

“Graças a Deus estou de volta ao lugar onde morava, só que em uma casa nova. É uma felicidade”, disse Eunice Aparecida Ferreira.

Obras

A Prefeitura investiu R$ 500 mil com recursos próprios na construção das 13 unidades residenciais com 36 metros quadrados cada uma, divididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro, varanda e área de serviço externa.

Em 2011 foi entregue a primeira etapa da revitalização com a realocação de 26 famílias que ganharam novas casas para que o antigo prédio pudesse ser demolido. Porém, o prédio foi novamente invadido pouco tempo depois por outras 13 famílias que foram retiradas do local em dezembro de 2017. Em janeiro de 2018 o prédio foi demolido para a construção das novas casas.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destacou que as casas significam o início de uma nova vida para as famílias. “É uma satisfação entregar moradias dignas. Essas pessoas viviam em um local insalubre e com risco de desabar. Cumprimos com a promessa e desejo a vocês um ótimo recomeço”, disse.

O vereador Neto Fadel disse que a revitalização do local significa melhoria de vida para as famílias. “Essas casas vão transformar a vida dessas pessoas. Parabéns pela homenagem à dona Tereza, que sempre fez o bem para todos”, ressaltou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior lembrou que o antigo local tinha péssimas condições e oferecia risco aos moradores. “Começamos esse projeto em 2011, porém não deu tempo de terminar. Voltamos para a Prefeitura e conseguimos concluir essa empreitada. Estamos muito felizes em trazer dignidade para vocês. Agradeço a todos que participaram desse projeto”, destacou.

Homenagem

O residencial homenageia a castrense Tereza Cordeiro Batista, que dedicou a vida às causas sociais. Em nome da família, a filha Tatiane Fátima Batista, agradeceu o reconhecimento ao trabalho da mãe. “Não tenho palavras, minha mãe era uma mulher guerreira, um exemplo de pessoa que fazia o bem para os outros. Estamos muito contentes com essa bonita homenagem”, disse.

O pastor Clayton Cesar Dionisio fez uma bênção às famílias e ao novo residencial.