Correio dos Campos

Campanha incentiva destinação do Imposto de Renda

3 de dezembro de 2018 às 15:13

IMPRENSA/Castro – O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Castro está realizando a campanha “Transforme seu imposto em solidariedade” para sensibilizar os contribuintes da possibilidade de destinação de parte do Imposto de Renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA).

Pessoas físicas podem efetuar a dedução integral de valores destinados ao FMDCA diretamente quando fizerem a Declaração de Ajuste Anual, respeitado o limite de até 3% do imposto devido (permanecendo a possibilidade de dedução de valores destinados no exercício anterior até o montante de 6% do imposto devido) e pelas pessoas jurídicas o limite de até 1% do Lucro Real.

A destinação deve ser feita através de depósito diretamente na conta específica do FMDCA, no Banco do Brasil, Agência 0485-5 – conta corrente nº 35.368-X. O comprovante do depósito deve ser entregue ao CMDCA na própria sede, na Rua Padre Damaso, nº 81, Centro, ou enviado para o e-mail [email protected], ao qual emitirá ao contribuinte um recibo. As destinações podem ser feitas ao FMDCA até o dia 30 de abril de 2019.
A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, destaca que destinando parte do Imposto de Renda, o contribuinte não estará desembolsando dinheiro, mas deixando no próprio município recursos que serão utilizado em projetos voltados para o atendimento de crianças e adolescentes. “É uma forma de contribuir com os projetos desenvolvidos pelas entidades para melhorar a vida dessas crianças e adolescentes”, diz.

Conselho

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Charlini Ferreira Regatierie, reforça que o Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) estão vinculados a um Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, instâncias responsáveis por deliberar sobre a aplicação dos recursos. “Os conselhos são formados de forma paritária por membros da sociedade civil e do poder público, o que possibilita que a sociedade contribua diretamente no gerenciamento, além de garantir maior transparência e visibilidade ao processo”, disse.

Beneficiados

Em 2018, com recursos do FMDCA foram liberados R$ 212 mil para oito instituições para projetos que beneficiaram aproximadamente mil crianças. “Agradecemos os contribuintes, os escritórios de contabilidade e seus contadores, que são parceiros e desempenham um importante papel no sentido de sensibilizar seus clientes, e acreditamos que Castro tem potencial para arrecadar mais recursos com a doação por parte dos contribuintes. Esses recursos, com certeza, vão beneficiar milhares de crianças e adolescentes”, finalizou Ana Carolina.