Correio dos Campos

Abertura dos JECA tem público de duas mil pessoas

11 de novembro de 2018 às 15:13
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Castro – A abertura da 31ª edição dos Jogos Estudantis de Castro (JECA) na quinta-feira à noite lotou o Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco com cerca de duas mil pessoas. Para carregar a tocha dos jogos foi escolhido o mascote ‘Sapeca’, criado pelo aluno Henrique Krubniki, do Colégio Emília Erichsen. O juramento foi realizado pela mascote ‘Aninha’ idealizada pela aluna Lorena de Oliveira Bueno, do Colégio Estadual Fabiana Pimentel. A abertura contou ainda com apresentações do circo ‘Sou Arte’ que emocionou os presentes com seus diversos números artísticos.

O secretário municipal de Esporte e Juventude, Marcos Rocco, destacou que a cada ano a competição supera o número de participantes. “Estou muito feliz, por mais uma vez estar superando marcas em relação aos números da competição e também com a modalidade do Parajeca que este ano está mais incorporada com novas provas”, disse.

Rocco adiantou que para o próximo ano os jogos terão novidades. “Iremos incluir novas modalidades como o kickiboxing, taekwondo e tênis de quadra”, conta.

A programação dos JECA segue até 18 de novembro com a participação de mais de sete mil atletas disputando as modalidades de vôlei, futsal, futebol, basquete, handebol, badminton, atletismo, jogos de mesa e provas culturais.

Sobre os mascotes

A criação do Sapeca, mistura de sapo com JECA, aconteceu devido à história de Castro, que era conhecida como a ‘cidade do sapo’. Além disso, o sapo tem uma habilidade de pular, a qual está relacionada com a maioria das modalidades da competição. O sapo representa sorte, êxito, força e coragem.

Já a criação da Aninha, que é uma vaca, faz a alusão do animal que muito bem representa Castro, pois a cidade é oficialmente a Capital Nacional do Leite. Na criação da Aninha, a aluna quis passar uma mensagem de perseverança, confiança e representação histórica e cultural, com uma pitada esportiva.