Correio dos Campos

Projeto Televisando premia alunos e professoras de Castro

5 de outubro de 2018 às 19:07
(Divulgação)

IMPRENSA/Castro – O projeto Televisando, edição especial comemorativa de 10 anos, entregou nesta sexta-feira (5) prêmios do Concurso Cultural 2018 a alunos e professoras de duas escolas de Castro. O tema “Ética – Vamos juntos fazer um mundo melhor?”, foi trabalhado em sala de aula por meio de reportagens televisivas e os alunos produziram trabalhos nas categorias história em quadrinhos e ilustração. As professoras concorreram na categoria prática pedagógica.

Na Escola Santo Lazarini da Silva, receberam o prêmio a professora Emília Augusta Zem Lazarini como professora-orientadora e o aluno Luiz Eduardo Perfácio Silva Aires, do terceiro ano, na categoria ilustração, ambos na fase municipal.

Na Escola Municipal de Vila Rosário, os ganhadores foram o aluno Augusto Cesar Morgan, do quarto ano, pela categoria história em quadrinhos, na fase municipal, e a professora Leila Mileski, pela fase estadual, ficando entre as dez finalistas na categoria prática pedagógica.

Alunos e professoras ganharam um tablete e a professora Leila ganhou também uma televisão. “Estou muito feliz. O projeto permite envolver os alunos em temas diferentes, oportunizando vivência e aprendizado para a vida toda”, disse.

Para Augusto a experiência foi muito boa. “Gostei muito de participar. Gosto de desenhar e achei muito interessante falar sobre ética”, disse.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que mais uma fez as escolas de Castro são premiadas pelo projeto. “Essa parceria faz com que os professores planejem as aulas de forma diferente, utilizando muita criatividade e transmitindo conhecimento que fará a diferença na vida dos alunos. Estão todos de parabéns”, disse.

Projeto

Desde 2008 o Televisando vem construindo pontes entre professores e alunos. Estruturadas por uma metodologia dinâmica, interativa, que permite ao professor ensinar qualquer disciplina, utilizando a televisão como recurso pedagógico.

Todos os anos, o projeto elege um tema que é o ponto de partida para as discussões e reflexões com o uso da mídia em sala de aula. O jornalismo da RPC produz as reportagens especiais temáticas, que são levadas para as salas de aula e assistidas por alunos e professores, gerando reflexões e debates.

A premiação acontece em todos os municípios participantes, onde é escolhido o melhor trabalho de cada categoria por cidade. Para os alunos há duas categorias: história em quadrinhos e ilustração. Para o professor há a categoria prática pedagógica, que é um relato de como o professor utilizou a TV em sala de aula, como recurso pedagógico. Este ano, mais de mil professores participaram do concurso cultural com mais de 35 mil trabalhos produzidos.

O projeto Televisando é desenvolvido pelo Instituto GRPCOM, que é o braço social do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e realiza a gestão de todas as ações, projetos e programas sociais dos veículos de comunicação do grupo.