Correio dos Campos

Castro já utiliza o Prontuário Eletrônico na saúde

19 de setembro de 2018 às 12:33
(Divulgação)

IMPRENSA/Castro – Desde janeiro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Castro implantou o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) em toda a rede com o objetivo de concentrar os dados dos pacientes no sistema informatizado, eliminando assim, os prontuários em papel e gerando economia de material.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é ofertado gratuitamente pelo Ministério da Saúde, e reúne o histórico, os dados, procedimentos realizados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. Também permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão.

O Prontuário Eletrônico é alimentado pelos profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e pode ser consultado em qualquer uma das unidades quando o paciente estiver sendo atendido. Para a implantação, a Prefeitura de Castro investiu em equipamentos e capacitação dos profissionais. “Com o Prontuário Eletrônico, é possível acessar os dados do paciente, as consultas realizadas e os resultados de exames. Isso facilita para que a saúde preste um atendimento ainda mais eficiente”, diz a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke.

A transmissão 100% digital dos dados da rede municipal à base nacional, possibilita, ainda, que o Ministério da Saúde confira online como está sendo investido cada real do Sistema Único de saúde (SUS), na saúde do brasileiro.