Correio dos Campos

“Pintando um Sorriso” entrega kit para alunos da rede municipal

14 de agosto de 2018 às 17:16

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Saúde de Castro iniciou na segunda-feira (13) a entrega de kits com estojo, escova, pasta de dente e fio dental para alunos da rede municipal de ensino. Para as crianças a partir de três anos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) o kit contém escova e livro de orientação para os pais. As escolas receberam flúor para uso semanal em bochechos. A atividade faz parte do projeto “Pintando um Sorriso”, desenvolvido em parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

Nesta terça-feira (14) os kits foram entregues para crianças da escolas municipais Vicente Machado e Jahyr Lopes, e para os CMEIs Leda Maria e Rubens Quintiliano. Até o final do mês, todas as escolas e CMEIs receberão os kits que vão beneficiar cerca de oito mil alunos.

Além da entrega de materiais, as equipes da saúde bucal da secretaria desenvolvem atividades lúdicas como teatro, jogos e exibição de filme para conscientizar sobre a importância da higiene bucal. As crianças também fazem escovação sob a orientação dos dentistas.

O coordenador de Saúde Bucal da secretaria, Diogo de Paula Nocera, destaca que este o kit está mais completo, pois contém um estojo para que as crianças possam guardar adequadamente os materiais. “Notamos que havia dificuldade para as crianças guardarem a escova e a pasta e resolvemos incluir o estojo para facilitar. Além disso, as escovas são personalizadas, o que tem atraído bastante a atenção das crianças e é um incentivo a mais para estimular a escovação”, explica.

Ações

Além da entrega de kits duas vezes ao ano, as crianças fazem escovação diária e bochecho semanal com flúor, com exceção dos alunos dos CMEIs, por não ser recomendado. Para os alunos que necessitam de encaminhamento, é feito agendamento nos Postos de Saúde da Família (PSFs). Mensalmente, a secretaria recebe relatórios das escolas indicando o número de bochechos e escovações.

Os kits são custeados pela Prefeitura de Castro.