Correio dos Campos

CMEI Rivadávia realiza Feira Cultural

13 de julho de 2018 às 15:41

IMPRENSA/Castro – O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Rivadávia Gracia de Lara realizou nesta quinta-feira (12) a Feira Cultural apresentando quatro projetos que estão participando do programa Agrinho. O evento contou com a presença do prefeito Moacyr Fadel e da secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera.

Conscientizar sobre a valorização dos negros aproximando os alunos da riqueza cultural afro-brasileira foi o pano de fundo do projeto “Negro…sua história nossa história”. Os alunos se aprofundaram no estudo das forte raízes culturais africanas como a culinária, brincadeira, danças e alguns costumes visando elevar a autoestima da criança negra.

“Do campo a cidade uma união que constrói e produz”, quer ampliar os conhecimentos dos alunos fazendo com que eles aprendam o funcionamento da cadeia produtiva do leite e os procedimentos feitos desde a ordenha até chegar nas caixinhas de supermercado e na mesa do consumidor.

“A arte de se comunicar ontem e hoje para se conectar com o amanhã” levou os alunos a conhecerem a história das diversas formas de comunicação desde o tempo das cavernas até os dias atuais. O projeto “Ser diferente é normal” trabalhou as necessidades especiais favorecendo o conhecimento, a compreensão e o respeito dentro e fora da sala de aula.

A escola lançou a campanha do “lacre amigo” e conseguiu juntar em menos de três meses 140 garrafas pet de 2 litros cheias de lacres e trocou por uma cadeira de rodas que foi doada.

Os projetos foram desenvolvidos com turmas do Pré II sob a responsabilidade das professoras Viviane Aparecida Martins, Maria de Lourdes da Silva Nadiele Faria Tuono, Joeli de Fátima de Oliveira, Gisele da Silva Nunes, Ana Carolyne Mendes, Iraci Juliana Poll e Kaoana Santos Helmes.

A coordenadora pedagógica da escola, Elizabeth Donato de Souza, destacou que a Feira Cultural incentiva professores e alunos a pesquisar e descobrir novas possibilidades de aprendizagens. “O trabalho realizado durante este primeiro semestre contribui muito para o aprendizado das nossas crianças. A feira também é uma forma de mostrar a comunidade escolar e aos parceiros, os conhecimentos obtidos pelos alunos durante o desenvolvimento dos projetos”, finalizou.