Correio dos Campos

Prefeitura substitui carnês por boletos para cobrança do IPTU

8 de junho de 2018 às 16:33

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura de Castro está inovando a entrega do Imposto Predial, Territorial, Urbano (IPTU) este ano. Os munícipes receberão em casa um boleto bancário, no lugar do antigo carnê. Com o boleto é possível pagar o imposto em cota única e com desconto de 10% até o dia 10 de julho em qualquer agência bancária.

Quem optar pelo parcelamento em seis vezes, poderá utilizar o mesmo boleto para pagar a primeira parcela que vence também no dia 10 de julho. Os boletos das demais parcelas poderão ser impressos pela internet no site da Prefeitura Municipal de Castro, pelo próprio contribuinte. Aqueles que não dispõem de internet, podem procurar um dos pontos de apoio para solicitar a impressão do documento. “O objetivo é facilitar para o contribuinte que não precisará mais ir buscar o carnê e terá acesso fácil aos boletos para o pagamento”, explica a secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Emerson Fadel Gobbo.

As alterações de valores do IPTU 2018 obedecerão à lei 53/2016 e a Lei Complementar 59/2017. No boleto do IPTU será informada a metodologia de cálculo do IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo.

Gobbo destaca que neste ano a Prefeitura utilizou o sistema de ortofoto e geoprocessamento para identificar eventuais alterações de área construída e não comunicadas ao Cadastro Imobiliário. “Eventuais acréscimos de área serão considerados para o cálculo do valor do imposto”, ressalta.

Simultaneamente a entrega dos boletos, a Prefeitura fará a atualização cadastral imobiliária e dos proprietários. Os endereços dos pontos de apoio para quem precisar imprimir os boletos, constarão do próprio documento e também no site da Prefeitura.

A entrega dos boletos e o sistema de impressão pelo site estarão disponíveis na segunda quinzena de junho.