Correio dos Campos

“Dia D” da vacinação contra a gripe terá atendimento o dia todo

11 de maio de 2018 às 19:29

IMPRENSA/Castro – Neste sábado (12) a Secretaria Municipal de Saúde de Castro participa do “Dia D” da vacinação contra a gripe. Para tanto, as Unidades Básicas de Saúde Jeová Ribeiro, Vila Rio Branco e Bom Jesus estarão abertas para vacinar o público-alvo, das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço. No Abapan, Socavão, Guararema e Tronco as unidades também estarão atendendo o dia todo.

“Esta é uma oportunidade para quem ainda não conseguiu tomar a vacina já que os postos ficarão abertos pela manhã e à tarde ininterruptamente”, diz a secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke.

Para tomar a vacina é preciso levar um documento com foto, cartão SUS e carteira de vacina. Professores devem levar a declaração da instituição de ensino e pessoas com doenças crônicas devem apresentar a prescrição médica.

Público

Devem tomar a vacina pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Doença

A Influenza uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A vacinação contra a Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de abril e termina em 1º de junho.