Correio dos Campos

Agrônoma orienta comunidade escolar para manejo de horta

3 de maio de 2018 às 10:38

IMPRENSA/Castro – A Assessoria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Castro participou do “Dia D” no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Pequeno Reino, no distrito de Socavão. A engenheira agrônoma Daniele Beusso orientou a comunidade escolar sobre coleta e amostragem de solo e também sobre caldas alternativas como calda repelente, fungicida e biofertilizante para manejo de horta e frutíferas com recursos e materiais que eles já possuem em casa, como leite e urina de vaca.

A demanda pelas orientações veio do próprio CMEI onde estão sendo desenvolvidos dois projetos do programa “Agrinho”, que contam com o apoio da Assessoria de Agricultura para alavancar as propostas. “Vamos fazer o acompanhamento técnico para manejo orgânico das hortaliças e implantação de uma horta escolar, onde serão trabalhadas técnicas como rotação de culturas, plantas repelentes, plantas companheiras, compostagem, minhocário, dentre outros manejos orgânicos”, explicou Daniele.

De acordo com a assessora de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Patrícia Fadel Fanha, além dos projetos, a expectativa é despertar o interesse na comunidade em desfrutar dos benefícios das hortas caseiras e comunitárias. “A ideia é incentivar os munícipes a fazerem suas hortas contando sempre com o nosso apoio técnico, e com isso ter uma alimentação mais saudável”, disse.