Correio dos Campos

Vacinação contra gripe começa no dia 23

19 de abril de 2018 às 17:35

IMPRENSA/Castro – O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações (CGPNI), do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, lançou a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 16 de abril a 25 de maio de 2018, sendo 12 de maio, o dia de mobilização nacional.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, devem ser vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

O público-alvo, portanto, representa aproximadamente 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.

Doença

A Influenza uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A vacinação contra a Influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.

A apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de pessoas com doenças crônicas. Professores também necessitam apresentar declaração da instituição de ensino.

Postos

A enfermeira Marielen Wieczorek Nocera da Supervisão de Vigilância em Saúde destaca que a partir da próxima segunda-feira (23), a vacina influenza estará disponível em todos os postos de saúde de Castro. O horário de atendimento é das 8h30 as 11 horas e das 13h30 as 16h30. É necessário levar documento de identificação e carteirinha de vacinação.

As instituições de ensino que ainda não receberam por e-mail a declaração para ser entregue aos professores, devem entrar em contato pelo telefone (42) 2122-5221. “É importante que as pessoas que precisam tomar a vacina fiquem atentas e procurem a unidade de saúde para serem imunizadas. A vacina é a melhor forma de prevenção”, disse.