Correio dos Campos

CULTURA – Casa da Praça recebe exposição coletiva “Territórios Inexatos”

8 de março de 2018 às 18:56

IMPRENSA/Castro – A Casa da Praça abre nesta sexta-feira (9), a exposição “Territórios Inexatos” composta por trabalhos de 34 artistas pertencentes ao curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Doze desses artistas são professores e 22 integram o Grupo Grimpa formado por ex-alunos, alunos e alguns professores do curso.

São 55 obras entre pintura, desenho, gravura, fotografia, escultura e instalação, resultado de pesquisas visuais individuais e do trabalho conjunto de professores e alunos. As obras abordam temáticas como questões sociais, cultura, solidão e do próprio universo da arte.

De acordo com o professor Renato Torres, divulgar e dar visibilidade para a produção realizada no curso é a principal meta do evento, além de fazer parte da grade curricular para que os alunos fiquem aptos a atuar profissionalmente na área cultural. “A ideia é circular a produção acadêmica e sair do âmbito da universidade. Vemos isso como um retorno social. Há também o caráter de integração entre alunos e professores e a possibilidade de contribuir para a inserção efetiva do discente na prática de organizar e participar de exposições de arte”, diz.

Castro é a segunda cidade a receber a exposição. A escolha, segundo Renato é por sua importância na história do Paraná. “Foi o local escolhido para esta exposição, porque os responsáveis pela Casa da Praça, além de terem organizado mostras de artes de grande relevância, aceitaram a proposta realizada por nós em 2017”, diz.

A abertura acontece às 19h30 e será realizada uma conversa com os artistas, para promover o diálogo com a comunidade. A mostra fica aberta ao público até o dia 30 de março.