Correio dos Campos

Projeto incentiva alunos a produzirem notícias

5 de março de 2018 às 18:33

IMPRENSA/Castro – Professoras do quinto ano do ensino fundamental participaram nesta segunda-feira (5) da apresentação do projeto “Vamos Ler – Geração Digital” desenvolvido pelo Jornal da Manhã e portal a Rede em parceria com as Secretarias Municipais de Educação dos Campos Gerais.

De acordo com o coordenador do programa, Diego Tchmolo, o objetivo é proporcionar aos alunos noções de cidadania e de reflexão sobre os métodos jornalísticos e a produção da notícia. Por meio de conteúdos produzidos pelos próprios alunos, como reportagens, fotos e vídeos sobre temas atuais e de relevância para a comunidade, a rede escolar pode integrar debates, buscar soluções para os problemas encontrados e, principalmente, desenvolver senso crítico sobre como a notícia é veiculada.

Pelo projeto também serão criados blogs com o conteúdo produzido pelos estudantes e que integrem o meio escolar. Ao final, haverá concurso para escolha do melhor blog escolar e certificação das produções do programa pelo número de atividades enviadas pelos professores. As atividades serão desenvolvidas de março a novembro. “É um projeto que agrega o ensino, levando conhecimento ao aluno sobre o funcionamento da comunicação por meio digital. Trabalha a vertente comunicacional e pedagógica. O ensino, a educação e a comunicação são indissociáveis e se complementam”, afirma Diego.

A professora Eliane Lhose, da Escola Municipal de Terra Nova destaca que o projeto valoriza o trabalho desenvolvido em sala de aula. “Vamos trabalhar com mídias online, como é feita a notícia e sua estrutura. Com certeza, vai contribuir para nossos alunos melhorarem a leitura, a escrita e o interesse pela pesquisa”, disse.

A secretária de Educação, Rejane de Paula Nocera ressaltou que o Vamos Ler vai agregar valor às atividades feitas em sala de aula. “Estamos na era digital e trabalhar com novas formas de comunicação vai contribuir para ampliar o conhecimento dos nossos alunos”, analisa.