Correio dos Campos

Saúde de Castro recebe selo de certificação de qualidade

27 de fevereiro de 2018 às 18:21

IMPRENSA/Castro – A Prefeitura Municipal de Castro recebeu nesta terça-feira (27) da Secretaria de Estado da Saúde, o selo de certificação de Tutoria na Atenção Primária à Saúde nas categorias bronze e prata.

O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. Todo o trabalho é orientado e acompanhado por profissionais das regionais de saúde. A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados. Todo o processo passa por avaliação das próprias equipes, da Regional de Saúde e ainda por avaliação externa.

Castro é um dos dez municípios da Terceira Regional de Saúde que aderiu ao Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – APSUS. As unidades de Vila Rosário e Morada do Sol receberam o selo prata. As UBS do Prado Velho e Jardim das Araucárias levaram o selo bronze.

De acordo com a diretora da Terceira Regional de Saúde, Scheila Mainardes, o selo bronze visa a segurança do paciente; o prata, os processos de trabalho e a organização da unidade de saúde, e o selo ouro, as melhorias dos indicadores. “A população atendida em uma unidade certificada tem a garantia de um atendimento mais amplo, mais consistente e seguro”, destacou.

A secretária de Saúde de Castro, Maria Lidia Kravutchke disse que com trabalho e dedicação, as equipes vêm vencendo os desafios e construindo uma saúde cada vez melhor para os munícipes. “Tenho orgulho de uma equipe comprometida e que nos dá muito retorno. Os desafios são muitos, mas quando se tem paixão em trabalhar com saúde, conseguimos vencer. Agradeço a todos os envolvidos que abraçaram a causa e à administração municipal pelo apoio”, destacou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior disse que a saúde é prioridade do gestor público que deve sempre oferecer condições para que os profissionais possam desenvolver seu trabalho. “Agradecemos a dedicação das nossas equipes. Essa certificação é mérito de vocês que se empenham em fazer o melhor pela nossa população”, disse.

O Superintendente de Atenção à Saúde do governo do Estado, Juliano Schmidt Gevaerd, ressaltou que o governo investe para fortalecer a atenção básica, e destacou a ousadia daqueles que aderem ao programa. “Precisa ter coragem e ousadia e respaldo. Vocês tiveram tudo isso. Isso é uma mudança positiva que vai alcançar melhores indicadores na saúde e o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Programa

O Programa de Qualificação da Atenção Primária à Saúde – APSUS, instituiu uma nova lógica para a organização da Atenção Primária à Saúde (APS), estreitando as relações entre o Estado e os Municípios, fortalecendo as capacidades de assistência e de gestão, com vistas à implantação das Redes de Atenção à Saúde (RAS) na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo é prestar atendimento à saúde com qualidade e resolutivo em todas as regiões do estado, aumentando a capacidade de respostas às demandas sociais, sanitárias e assistenciais por parte das equipes de APS, com eficiência e de forma humanizada.

Por meio do APSUS, o governo do Paraná, desde 2011 vem repassando aos municípios recursos para compra de equipamentos, veículos, reforma e construção nas UBS, e ainda, recursos para educação permanente dos profissionais.