Correio dos Campos

Projeto “Coma Aprendendo” serve comida italiana na merenda escolar

22 de fevereiro de 2018 às 15:55

IMPRENSA/Castro – Alunos da rede municipal tiveram um lanche especial nesta quinta-feira (22). As escolas serviram pratos da culinária italiana como ravióli ao sugo, nhoque e almôndegas assada.

A proposta de oferecer comida de diferentes países integra o projeto “Coma Aprendendo” desenvolvido desde o ano passado pela Superintendência de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Com a proposta de que comida também é cultura, os professores levam conhecimento interdisciplinar aos alunos sobre alimentos que não são comuns no dia a dia da merenda escolar.

Durante as aulas, os alunos aprenderam sobre a culinária italiana e o quanto ela contribuiu para a alimentação do brasileiro. Também conheceram um pouco mais sobre a imigração dos italianos para o Brasil.

Na Escola Municipal Vicente Machado, o refeitório recebeu decoração especial com a bandeira da Itália e cartazes feitos pelos alunos que aprovaram a merenda diferente. “A comida está muito boa, vou repetir”, disse Lizeu Gabriel, de 8 anos.

Para a professora Charlene Flugel, o projeto contribui para que os alunos conheçam mais sobre a história e costumes de outros países. “Trabalhamos a história, imigração, descendência, culinária, pontos turísticos e curiosidades. Os alunos trouxeram fotos de casa e fizeram pesquisas sobre a comida e os principais pontos turísticos. Alguns nunca tinham provado esses alimentos. É um projeto excelente”, avaliou.

A nutricionista Jacqueline Maria de Lara, destacou que o projeto “Coma Aprendendo” tem superado as expectativas. “Observamos o envolvimento da equipe escolar em torno do tema proposto, o sorriso no rosto dos alunos ao se depararem com um prato especial, além do conhecimento adquirido. Isso é gratificante. Como profissionais da alimentação defendemos sempre que a comida vai além de um direito, trata-se de relações de afeto e tradição”, disse.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, disse que aliar conhecimento e cultura contribui para uma educação melhor. “Nossos alunos têm a oportunidade de conhecer sobre outros países, sua comida e costumes e isso enriquece o desenvolvimento pessoal”, disse.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que proporcionar a oportunidade de contato com comida de outros países é também levar aprendizado. “É um projeto inovador para nosso município, onde crianças além de ter alimentação de qualidade, têm a oportunidade de conhecer culturas de outros países”.

Esse ano o projeto incluirá ainda comidas típicas caipira e chinesa.