Correio dos Campos

Palestra aborda a música como ferramenta de aprendizagem

6 de fevereiro de 2018 às 16:59

IMPRENSA/Castro – Concluindo as atividades que antecedem o ano letivo, professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil participaram nesta terça-feira (6) de mais uma etapa de formação pedagógica com palestra ministrada pelo educador Michel Vincentini com o tema “A música e o processo educativo”. O evento aconteceu na sede da Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC).

Aliando neurociência, música e motivação, Michel, que é secretário de Educação da cidade de Araçariguama (SP), apresenta o papel da música na educação básica, na perspectiva de ciência e linguagem, abordando os principais pensadores dos Métodos Ativos em Educação Musical. Ele defende que a música poderia ser mais valorizada pelo currículo nacional. “Seria muito bom que a música integrasse o currículo efetivo da educação, porque tanto como apoio, quanto como ciência ela é importante. É um mecanismo eficiente para a aprendizagem”, disse.

As atividades de formação pedagógica iniciaram no dia 1º de fevereiro e incluíram capacitação para diretores e merendeiras das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), reunião com motoristas do transporte escolar e palestras para todos os funcionários da rede municipal de ensino.

“Esses encontros de formação têm o objetivo de preparar nosso quadro de profissionais para mais um ano letivo, que esperamos, seja muito produtivo. Estamos bastante motivados para mais uma caminhada, sempre com foco em oferecer uma educação cada vez com mais qualidade para nossos alunos”, disse a secretária Rejane de Paula Nocera.

Transporte – A Superintendência de Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação, reuniu cerca de 90 Motoristas do transporte escolar no auditório da secretaria para repassar orientações sobre o desenvolvimento da atividade durante o ano. De acordo com o chefe de logística e fiscalização da secretaria, Thiago Kiel, foram apresentadas as normas dos contratos, os custos do transporte e os itinerários das linhas. “Passamos orientações gerais e ouvimos os motoristas. Essas reuniões acontecem duas vezes ao ano com o objetivo de trabalhar em conjunto para melhorar cada vez mais o transporte”, disse.

Aulas – Nesta quarta-feira (7) cerca de oito mil alunos da rede municipal voltam às aulas. No total são 18 escolas na sede urbana, sete escolas de campo e 13 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis).