Correio dos Campos

Associação de Catadores recebe nova sede

2 de fevereiro de 2018 às 13:29

IMPRENSA/Castro – A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Castro (ACERCA), firmou nesta sexta-feira (2), contrato de parceria com a Prefeitura Municipal para ocupar um barracão na Vila Rosário que passa a ser a nova sede dos associados.

O espaço, cedido em comodato, receberá todo o material reciclável coletado pela Inova Ambiental e depositados nos ecopontos. A associação está formalizada, com CNPJ e poderá firmar contrato com empresas para receber materiais.

O secretário municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Paulo Nocera, destacou que no novo espaço, os associados terão um local em condições adequadas para desenvolverem as atividades. “Os catadores trabalhavam em condições inadequadas e suportaram muitas dificuldades. Agora estão formalizados e em um local apropriado para trabalhar”, disse.

A presidente da associação Sarita Leite Gefune, agradeceu a todos pelo empenho em disponibilizar o local para os catadores. “Agradeço a todos, estamos muito felizes”, destacou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que a Prefeitura direcionou um local para que os associados pudessem ter condições dignas de trabalho, mas adiantou que será provisório. “Faremos um projeto mais ousado, mas de imediato adaptamos esse barracão para que vocês possam trabalhar, crescer na atividade e obter mais renda”, finalizou.

Reforma – A Prefeitura investiu R$ 20 mil na reforma do barracão com aproximadamente 900 metros quadrados e as obras incluíram pintura nova, recuperação e impermeabilização do piso, troca vidros, fiação elétrica e do telhado. O barracão foi adaptado com espaço para triagem, divisórias para armazenamento do material conforme a classificação, cozinha, refeitório, dois banheiros, recepção, escritório e despensa.

Todo o material levado ao local já estará pesado e os associados farão pesagem do material depois de classificado. Os rejeitos serão enviados ao aterro sanitário. O sistema de pesagem permitirá o controle de toda a movimentação da reciclagem de material no município para que a Prefeitura preste contas aos órgãos ambientais sobre a destinação dos resíduos.