Correio dos Campos

Secretaria de Educação destaca resultados da parceria com a Fundação Lemann

14 de dezembro de 2017 às 17:38

IMPRENSA/Castro – A Secretaria Municipal de Educação de Castro realizou nesta quinta-feira (13) o último encontro do ano com os coordenadores da Fundação Lemann, que contou com a presença do prefeito Moacyr Fadel Junior para uma avaliação das ações desenvolvidas durante o ano.

O gestor de projetos da fundação, Carlos Henrique Uehara, afirmou que Castro é destaque no engajamento do programa “Formar” que capacita gestores e professores com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos. “É uma parceria muito positiva, pois temos uma alta taxa de participação dos educadores nas atividades desenvolvidas. Castro tem uma identidade da rede educacional. As equipes vão às escolas e há uma busca constante de um sistema orgânico que realmente funciona. Estamos contentes com a liderança da equipe da secretaria pela competência nas ações”, disse.

Para a secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, a parceria com a Fundação Lemann é extremamente importante para as políticas públicas voltadas para a educação. “É um trabalho sério e o sucesso do programa deve-se ao comprometimento dos nossos gestores e ao trabalho da coordenação da secretaria. Também destacamos a resposta bastante positiva que temos por parte das nossas escolas e Cmeis”, avaliou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior ressaltou que o investimento em capacitação dos gestores é prioridade para oferecer uma educação de qualidade. “Entendemos que ter uma equipe qualificada, bem preparada para enfrentar os desafios em sala de aula é essencial para melhorar a relação de ensino-aprendizado e elevar nossos índices educacionais. A política pública deve valorizar os educadores e dar condições para que eles possam melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. Estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido em conjunto com a fundação e parabenizamos a equipe da secretaria pelos resultados obtidos”, ressaltou.

Novidades – Para 2018 a Fundação Lemann quer desenvolver um trabalho sobre a Base Nacional Comum Curricular em conjunto com municípios da região, além de ações relativas ao Índice de Desenvolvimento da Educação (IDEC).

A Fundação Lemann tem como parceiros no programa Formar a Elos Educacional e o grupo Mathema.

Programa – O programa Formar é uma parceria entre a Fundação Lemann e redes públicas de educação de todo o Brasil com o intuito de promover e alinhar esforços entre secretarias de educação e escolas, diminuindo distâncias, apoiando os educadores em seu desenvolvimento profissional e aperfeiçoando as práticas de gestão e os processos pedagógicos para proporcionar educação de qualidade para todos os alunos.

Com até três anos de duração, o programa é customizado e atende aos desafios da rede, trabalhando em duas frentes: políticas educacionais e formação continuada em serviço.