Correio dos Campos

Professores participam de encontro presencial de formação em matemática

19 de outubro de 2017 às 15:58

Professores de Castro e Ponta Grossa participaram nesta quinta-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, do terceiro encontro presencial do curso “Didática Específica de Matemática”, por meio da formação continuada desenvolvida em parceria com a Fundação Lemann.

O curso ministrado pelo Grupo de Pesquisa e Formação de Professores Mathema, tem como objetivo formar professores que serão multiplicadores do conhecimento para outros profissionais do Ensino Fundamental I. “São professores que vão formar outros professores para ensinar matemática voltada para a resolução de problemas de forma bastante ampla e significativa”, explica a instrutora do Mathema, Maira Costa.

Pela proposta do curso, os professores utilizam jogos, brincadeiras e literatura infantil, entre outras técnicas, para ensinar matemática fazendo com que o aluno busque as respostas para os problemas. “O professor faz com que a criança investigue para chegar a uma solução”, conta Maira.

Para a professora de quarto e quinto anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal José Antonio Flygare Telles (CAIC), Dinacir Bonfim do Nascimento, o curso trouxe inovações importantes como o painel de soluções em que são apresentadas situações-problemas e os alunos buscam resolver conforme suas próprias estratégias. “Para mim está sendo muito proveitoso entender a estratégia que cada aluno utiliza para solucionar problemas, o que me permite enxergar a forma como cada um aprende. Além disso, o foco é que o aluno não decore a matéria, mas aprenda e leve para a vida toda. São maneiras mais simples e práticas de trabalhar”, conta.

A superintendente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Sueli Verdile Carneiro de Souza, destaca que o curso vem ao encontro das necessidades da rede municipal. “Observamos por avaliações externas que os resultados em matemática não eram satisfatórios. Com o curso estamos mudando este panorama e preparando formadores que vão multiplicar as informações”, finalizou.