Correio dos Campos

1ª Castro Cidade Alegria começa com oficina e “Castrense que Brilha”

11 de outubro de 2017 às 17:28

Começou nesta quarta-feira (11), a “1ª Castro Cidade Alegria”, promovida pela Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Diretoria de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, que segue até domingo (15), com diversas atrações culturais, esportivas e recreativas para a família.

As atividades serão realizadas no Parque Lacustre e a programação iniciou à tarde, com um cortejo pela Rua Dr. Jorge Xavier da Silva dos artistas do “Teatro a Bordo” e oficina de bonecos brincantes. À noite, a partir das 19 horas acontece mais uma edição do “Castrense que Brilha”, na Câmara Municipal.

Na quinta-feira (12), uma procissão em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, vai reunir a partir das 9 horas, as paróquias São Judas, Nossa Senhora do Rosário, Sant’Ana e Perpétuo Socorro. A imagem da santa será trazida pelos tropeiros e em seguida será celebrada uma missa solene no Parque Lacustre. Às 11 horas será aberta a praça de alimentação a cargo das entidades de Castro.

À tarde, a partir das 13 horas haverá intensa programação para as crianças como teatro, filmes, oficinas de bonecos, atividades com o 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e show, além da praça de alimentação.

Na sexta-feira (13), a programação inicia às 17 horas com abertura da praça de alimentação, show gospel com o grupo “Preto no Branco”, apresentação do grupo “Alto Giro Pro Tork” e encerrando com a banda “Força Maior”.

No sábado (14), a praça de alimentação abre a partir das 10 horas e a recreação infantil inicia às 12 horas e segue até às 16 horas. Às 17h30 será realizado um desfile de modas com a participação de lojas do comércio castrense . À noite haverá apresentação da Banda de Música Militar e show com a dupla Jads e Jadson.

No último dia da festa, domingo (15), das 9 às 12h30 acontecerá o 1º Torneio de Pesca Esportiva. A praça de alimentação também abrirá às 10 horas. A partir das 14 horas as crianças poderá aproveitar as atividades recreativas coordenadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude. Haverá ainda a Corrida Maluca em prol do cursinho solidário “Queremos Saber”. O Complexo Histórico Cultural Judith Carneiro de Mello será inaugurado com a reabertura da Casa de Sinhara e o lançamento do livro “Encruzilhadas” da professora Maria Antonieta Gonzaga Teixeira. As atividades encerram às 20 horas.

O diretor de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Castro, Augusto Beck, destaca que expectativa é realizar um evento que envolva a família nas atividades, com atrações para todos os gostos. “Pensamos na programação com muito carinho e para que todos possam aproveitar. Nossa expectativa é que todos venham para esta grande festa”, disse.

PROGRAMAÇÃO

11 de outubro – quarta-feira

16h30: Cortejo com chegada dos artistas do Teatro a Bordo, pela Rua Dr. Jorge Xavier da Silva

Oficina de bonecos brincantes na praça

19h: Castrense que Brilha na Câmara Municipal de Castro

12 de outubro – quinta-feira

9h: Procissão saindo das paróquias São Judas Tadeu, Nossa Senhora do Rosário, Sant’Ana e Perpétuo Socorro, em direção ao Parque Lacustre

9h30: Chegada da imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida pelos Tropeiros

10h: Missa em comemoração aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida

11h: Abertura da Praça de Alimentação das Entidades de Castro

13h: Tarde das Crianças

– Oficina de confecção de bonecos brincantes na praça

– Sessão de circo SOLene

– Apresentação de Artistas locais

– Sessão de vídeos curta-metragem

– Teatro “De Sol a Sol”

– Atividades com o 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado

– Atividades de recreação e muitas surpresas para criançada

17h: Show Infantil com grupo “Coração de Criança” com a participação de 50 personagens infantis

21h: Fechamento da praça de alimentação e encerramento das atividades

13 de outubro – sexta-feira

17h: Abertura da Praça de Alimentação das Entidades de Castro

18h30: Castro Gospel – show com Grupo “Preto no Branco”

20h30: Show de motos com grupo “Alto Giro Pro Tork”

22h: Show com a Banda “Força Maior”

23h30: fechamento da praça de alimentação e encerramento das atividades

14 de outubro – sábado

10h: Abertura da Praça dees de Castro

9h as 12 h 30: 1º Torneio de Pesca Esportiva no Parque Lacustre – parceria com o curso bacharelado em ciências biológicas da UEPG (inscrições antecipadas e limitadas, pessoalmente na Diretoria de Indústria, Comercio, Turismo e Cultura – antiga Estação Ferroviária), de 2 a 10 de outubro, das 8 às 11 horas e das 13 às 17 horas com apresentação de documento com foto e um quilo de alimento). O regulamento será entregue junto no ato da inscrição.

14 às 18 horas: Atividades de recreação com a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude

15h: Inauguração do Complexo Histórico-Cultural Judith Carneiro de Mello, com reabertura da Casa da Sinhara e Lançamento do Livro Encruzilhadas – Professora Maria Antonieta Gonzaga Teixeira

16h: Corrida Maluca em prol ao cursinho solidário “Queremos Saber”

20h: Fechamento da praça de alimentação e encerramento das atividades