Correio dos Campos

Professores municipais de Castro participam de oficina de leitura

2 de outubro de 2017 às 11:05

Professores da rede municipal de ensino participam nesta segunda-feira (2), da Oficina de Leitura promovida pelo Ministério da Cultura, Instituto CCR Rodonorte e Élida Marques Produções Artísticas.

Com o tema “Dom Quixote entre Cartas”, a oficina incentiva a leitura compartilhada de trechos da obra de Miguel de Cervantes e um aprofundamento nos personagens Dom Quixote e Sancho Pança. A história é lida em voz alta por uma leitora pública, acompanhada pela música executada ao vivo por músicos. No encerramento do encontro, os professores escrevem uma carta.

A assessora de projetos da Secretaria Municipal de Educação de Castro, Ana Cláudia Santos, destaca que o objetivo da oficina é sensibilizar para a leitura e escrita. “É mais uma capacitação para nossos professores que vão replicar o conhecimento em sala de aula”, diz.

A oficina integra o programa “Ler é uma viagem” de incentivo à leitura que, desde 2003, desenvolve oficinas para estimular o prazer da leitura entre crianças, jovens e adultos de todo o Brasil. Através de projetos temáticos patrocinados (Hans Christian Andersen, Guimarães Rosa, e agora, Dom Quixote) realiza sessões de leitura com música ao vivo e apoio pedagógico para estudantes, professores e familiares em escolas e bibliotecas públicas.

O programa apresenta-se em diversos formatos, mas foi criado a partir do conceito intimista de uma sessão de leitura compartilhada para 50 pessoas. Conduzidos por atores e educadores, os participantes são convidados a viajar pelos caminhos fantásticos da literatura, acompanhados pela sutileza da música executada ao vivo por músicos da equipe.

Dom Quixote

Dom Quixote é uma obra do espanhol Miguel de Cervantes, escrita há mais de 400 anos, que narra a vida de um fidalgo apaixonado por leituras que, de tanto ler livros de cavalaria, sente-se um cavaleiro valente e sai em busca de aventuras, transformando a realidade em que vive em um mundo muito mais interessante e desafiador. Nesse sentido, Dom Quixote é um símbolo mundial do amor pelos livros e do poder transformador da leitura. Metodologia da oficina A oficina “Dom Quixote entre cartas” é uma performance de leitura compartilhada e escrita sensível, pensada para oferecer aos professores e professoras a oportunidade de conhecer melhor o “espírito quixotesco” e de mergulhar nessa experiência como autor de suas próprias aventuras.