Correio dos Campos

Ações deixam bairros mais limpos e previnem aparecimento de doenças

21 de setembro de 2017 às 17:29

As ações do projeto “Natureza Feliz – Povo Feliz” chegaram ao Jardim Arapongas e Invernada do Matadouro. Nesta quinta-feira (21), pela manhã e à tarde, equipes da Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente e do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado percorreram as ruas e recolheram entulhos e galhos de árvores que eram colocados em caminhões da Prefeitura, além de material reciclável que foi destinado para os ecopontos. As vias receberam pintura no meio-fio e varrição.

Moradora do Jardim Arapongas, Michele Gonçalves ficou satisfeita com a operação. “Achei ótimo. A rua ficou limpa e me livrei dos entulhos”, disse.

A dona de casa Valderez Barbosa, do Invernada do Matadouro, ressaltou que é preciso a colaboração dos moradores para manter as ruas limpas. “Os próprios moradores devem se conscientizar em não jogar lixo nas ruas e calçadas”, alertou.

O secretário municipal de Obras, Serviços Público e Meio Ambiente, Paulo Roberto Nocera, destacou a colaboração dos moradores que separaram antecipadamente todo o material que foi recolhido. “Estamos contentes em ver que a população entendeu a proposta do projeto e está nos ajudando. A destinação correta do entulho e dos materiais recicláveis é importante, pois evita que vá parar em bueiros, previne o aparecimento de doenças e de criadouros do mosquito da dengue. Deixamos os bairros mais bonitos e levamos mais saúde e qualidade de vida para os munícipes”, disse.

No pátio da Escola Municipal Jahir Lopes, crianças das escolas dos dois bairros assistiram filme sobre a importância de preservar a natureza, visitaram exposição de equipamentos do Exército, receberam orientações sobre cuidado com a saúde bucal e aproveitaram para brincar nas camas elásticas. Para a população foi disponibilizado aferição de pressão e teste de glicemia.

Projeto

Essa é a terceira edição do projeto que iniciou em julho já contemplou as Vila Rosário, Perpétuo Socorro e Jardim Colonial. Com ações participativas de limpeza, pintura e embelezamento, equipes da secretaria orientam os moradores da importância de manter os locais domiciliares e públicos limpos e preservados; e da separação dos recicláveis para a coleta seletiva, contribuindo com a cadeia produtiva da Associação dos Catadores de Castro e da logística do Plano Municipal de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos.

Os moradores recebem antecipadamente sacos retornáveis para depositar material reciclável e são orientados a deixar o entulho na frente das residências. Nas escolas são ministradas palestras sobre a importância de reciclar e cuidar do meio ambiente.

Em cada ação, aproximadamente 140 pessoas participam entre funcionários da Prefeitura e soldados do 5º Esquadrão de Cavalaria Blindado.