Correio dos Campos

Castro estuda acordo de cooperação com cidade japonesa

17 de julho de 2017 às 17:11

O prefeito Moacyr Fadel Junior, acompanhado do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Emerson Fadel Gobbo, recebeu nesta segunda-feira (17), o representante da Província de Hyogo, no Japão, Nobuyuki Nagata, que fez uma apresentação de proposta para um convênio de irmandade entre Castro e uma cidade japonesa para intercâmbio nas áreas cultural e econômica, entre outras. Pelo acordo, os dois municípios deverão ter características econômicas e culturais semelhantes para serem co-irmãs.

Fadel destacou que o município tem interesse em firmar acordo de cooperação com Hyogo para futuras parcerias. “É uma oportunidade para Castro e a cidade que for escolhida para ser nossa coirmã para desenvolver ações de intercâmbio em várias áreas”, disse.

No Paraná, o acordo de cooperação com Hyogo foi firmado em 1970 e renovado em 2015, e se estende para alguns municípios paranaenses como Curitiba, Londrina, Maringá, Assis Chateaubriand, Ibiporã e Paranaguá, que têm relações de coirmandade com cidades de Hyogo.

O encontro aconteceu na sede da Associação Cultural Esportiva de Castro (ACEC) com a presença de integrantes da comunidade japonesa do município.