Correio dos Campos

Município de Castro já conta com investimentos de R$ 42 milhões em 2017

10 de julho de 2017 às 18:17

Entre recursos próprios, federais e estaduais, o município de Castro já soma a garantia de aproximadamente R$ 42 milhões em investimentos para obras e ações.
Esse montante foi divulgado pela Prefeitura de Castro nesta segunda-feira (10), durante reunião de trabalho para apresentação das ações das secretarias municipais nesse primeiro semestre de gestão.

O prefeito de Castro, Moacyr Fadel Junior, destaca que o município vem conseguindo seu equilíbrio financeiro através de ações que foram definidas em janeiro, com medidas de economia. “Nós conseguimos quitar a dívida herdada nesses seis meses e agora temos condições de investir em obras e ações. Graças ao trabalho, ao empenho de nossa equipe, já garantimos muitos recursos nesses 191 dias de administração e vamos avançar ainda mais. Nosso foco principal é garantir que o nosso Hospital Ana Fiorillo Menarim volte a funcionar corretamente”, explica.

Os investimentos garantidos já começam a ser aplicados em compra de equipamentos para o hospital, aquisição de veículos para a frota, reformas de escolas, compra de maquinários, projetos de pavimentação de bairros, entre outros.

 

Apresentação

Nesta segunda-feira foi a vez de serem apresentadas as ações das secretarias municipais de Gestão Pública, Interior, Família e Desenvolvimento Social, Educação e Saúde.

O secretário de Gestão Pública, Mauricio Fadel, abordou o trabalho realizado pelos setores, com destaque para realização de estudos para expandir as linhas de transporte coletivo, melhorar a infraestrutura dos cemitérios e terminais rodoviários. Além disso, também a ampliação dos serviços de atendimento ao cidadão e digitalização de processos, bem como os trabalhos de treinamento e capacitação da guarda municipal. Na área da indústria, comércio e turismo, também apresentou algumas ações já realizadas, assim como parcerias e projetos de fomento e incentivo ao turismo e ao negócio no município.

O secretário municipal de Interior, Ronald Cardoso, destacou em sua apresentação o trabalho de reforma dos equipamentos do Parque de Máquinas, com destaque para a organização do Departamento de Logística, responsável pela manutenção da frota municipal. Na Agricultura, o secretário também frisou a importância da retomada de projetos que estavam parados e que são de fundamental importância para o crescimento no setor, visitas técnicas, desenvolvimento do projeto da microbacia do Rio São Cristóvão. Mostrou ainda os trabalhos de recuperação e atendimento emergencial das estradas rurais do município, com ações de drenagem, patrolamento e cascalhamento, com cerca de 1.500 km de estradas recuperadas.

A secretária municipal de Educação, Rejane Nocera, deu destaque para a divulgação dos gastos e investimentos com pessoal, transporte escolar e merenda escolar. Apresentou os projetos da merenda, além dos diferenciados projetos nos demais setores da Secretaria. Também apresentou ações de formação das equipes da Secretaria, escolas e professores.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, ressaltou a implantação da Lei do SUAS, que regulamenta todos os benefícios da assistência social e determina a destinação de 5% do orçamento total do município para a área. Também apresentou como destaque o reordenamento dos serviços para atender melhor os usuários e facilitar acesso aos equipamentos para garantia dos direitos socioassistenciais, além das ações de reestruturação do CREAS

Em sua apresentação, a secretária de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destacou a contratação de médicos pediatras e cardiologista e a ampliação do atendimento de ortopedia. Também destacou a aquisição de equipamentos para o hospital e reforma física do mesmo para instalação e funcionamento pleno, além da organização e retomada de outros projetos. A secretária também divulgou a liberação de recursos para auxiliar o Hospital Ana Fiorillo e parabenizou sua equipe pelo nível de desempenho e comprometimento na execução dos trabalhos e no cumprimento de metas.