Correio dos Campos

Criança de um ano e três meses morre engasgada em Castro

1 de julho de 2017 às 14:13

Uma tragédia foi registrada na manhã de hoje, na localidade do Passo dos Bois, em Castro.

Segundo informações do repórter policial Zé da Cuia e que foram confirmadas ao Correio dos Campos por funcionários da Unidade de Pronto de Atendimento (UPA) do município, uma criança de apenas um ano e três meses de idade deu entrada na unidade depois de ter se afogado com amendoins, conforme o relato de seus familiares.

A família da criança tentou desafogá-la antes de procurar pelo atendimento médico, no entanto, não foi possível evitar o trágico acontecimento.

O corpo de Ana Julia será velado em uma das unidades da Funerária Castro.

 

Histórico – No Brasil, milho, feijão e amendoim são os grãos mais comumente aspirados na faixa etária pediátrica. Por outro lado, o material mais relacionado a óbito imediato por asfixia é o sintético, como balões de borracha, estruturas esféricas, sólidas ou não, como bola de vidro e brinquedos.

A oferta de alguns tipos de alimentos a crianças pequenas, como amendoim, feijão, pipoca e milho, apresentam risco para a aspiração, pois as crianças vão degluti-los sem mastigar, e qualquer distração, risada, brincadeira ou susto pode precipitar o acidente.

 

Recomendações de prevenção

O que você deve fazer para evitar que seu filho engasgue?
• Não ofereça alimentos a crianças menores de 4 anos, sem amassar e desfiar as fibras.
• Não deixar pedaços de alimentos no prato, principalmente os arredondados.
• Os seguintes alimentos são de risco potencial para a aspiração: sementes, amendoim, castanha, nozes, milho, feijão, pedaços de carne e queijo, uvas inteiras, salsicha, balas duras, pipoca, chicletes.
• Mantenha os seguintes itens da casa, longe do alcance de crianças menores de 4 anos: balões, moedas, bolinha de gude, brinquedos com peças pequenas, bolas pequenas, botões, baterias esféricas de aparelhos eletrônicos, canetas com tampa removível. (Fontes: Repórter Policial Zé da Cuia / EBC – Empresa Brasil de Comunicação)