Correio dos Campos

Mobilização alerta sobre o trabalho infantil e violência contra idosos

12 de junho de 2017 às 18:40

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil comemorado nesta segunda-feira (12), e o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15), foram lembrados em Castro com uma mobilização na Praça Manoel Ribas. Com distribuição de panfletos para a população, jovens alertaram sobre as graves consequências para a criança que é obrigada a trabalhar. Já os idosos entregaram material informativo sobre os tipos de violência sofrido por esse público.
A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, avaliou que a mobilização é importante para conscientizar a sociedade de que é preciso estar atento para estas questões e denunciar. Ressaltou ainda que o trabalho infantil é um grande problema social que atinge quase cinco milhões de crianças e adolescentes no Brasil e precisa ser combatido com a ajuda de todos. “Essas crianças e adolescentes têm seus direitos desrespeitados. Perdem sua infância trabalhando, deixam de ir à escola, de se divertir e crescer de forma saudável. É dever da sociedade se engajar nessa luta para acabar com essa prática”, diz.

Ana Carolina disse ainda que assim como as crianças, os idosos também precisam ser protegidos das agressões que sofrem em uma fase da vida onde deveriam desfrutar de uma vida melhor e mais confortável. “Muitos idosos sofrem todo tipo de agressão dentro da própria família, ou não recebem o devido respeito da sociedade. É uma realidade que precisa ser mudada para que eles recebam um tratamento digno e humano por parte de todos. Por isso, é importante denunciar”.
Durante todo o mês de junho, diversas atividades preventivas e socioeducativas serão realizadas nas entidades assistenciais de Castro.