Correio dos Campos

PREVENÇÃO – Trabalho infantil e violência contra idosos mobilizam a comunidade

7 de junho de 2017 às 18:29

A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social de Castro está mobilizando a comunidade para a luta contra o trabalho infantil e a conscientização da violência contra a pessoa idosa. Diversas atividades socioeducativas estão sendo desenvolvidas para os usuários dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), além de outras entidades. Palestras, dinâmicas de grupo e troca de experiências abordam o tema com crianças, adolescentes, jovens e idosos com o objetivo de realizar ações preventivas.

Na tarde desta quarta-feira (7), usuários do Educandário Manoel Ribas fizeram cataventos, símbolo da luta contra o trabalho infantil. A orientadora social, Ana Paula Ferreira de Lara explica que as atividades também vão abordar a violência contra o idoso. “Conversamos sobre os temas para orientar as crianças e prepará-las para identificarem estas situações”, diz.

Nesta quinta-feira (8), no Centro da Juventude (CEJU) haverá o Encontro Intergeracional para usuários da entidade e do CRAS Consulesa Helena van den Berg. Serão realizadas atividades em grupo com o objetivo de promover a reflexão junto aos jovens sobre a violência contra os idosos e ainda sobre o trabalho infantil “A ideia é orientar para a prevenção em ambos os casos, mostrando que é preciso valorizar o diálogo, o respeito e a educação”, diz a coordenadora do CRAS Consulesa, Rosmeri Dalazoana Gebeluka.

Na próxima segunda-feira (12), Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e também pelo Dia Mundial da Conscientização contra a Pessoa Idosa, comemorado no dia 15 de junho, haverá distribuição de material informativo na Praça Manoel Ribas com a participação de crianças, jovens e idosos. Também haverá exposição de cartazes produzidos por usuários de várias entidades sobre os temas.