Correio dos Campos

Proerd forma alunos das escolas de campo

6 de junho de 2017 às 11:53

Alunos do 5º ano do ensino fundamental de 15 escolas participaram nesta terça-feira (6), da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, em solenidade no Ginásio de Esportes Padre José Pagnacco.

Ao todo, 370 alunos participaram do programa neste primeiro semestre. Das 13 escolas da rede municipal, oito são das localidades de Cercado, Paina, Butiazal, Tanque Grande, Pedras, Serra do Apon, São Luiz dos Machados e Palmito. Outras duas escolas são da rede particular de ensino. Um concurso com o tema “O que aprendi com o Proerd” escolheu a melhor redação de cada uma das escolas.

A aluna Maria Eduarda Santiago Rodrigues disse que aprendeu muito com as lições do Proerd. “Aprendi a controlar a tensão, a raiva, que não é batendo que se resolvem as coisas e ainda que podemos ajudar os outros que sofrem bullyng”, conta.

Para a professora da Escola Rural Municipal Estação do Tronco, Ana Glaci Carneiro Leal Buchmann, o conhecimento é essencial para que as crianças não se envolvam com as drogas. “É o despertar para a vida adulta de forma mais consciente”, disse.

A instrutora Luana Teles de Almeida ressaltou que com o Proerd os alunos aprendem a pensar antes de tomar uma decisão. “Mostramos o risco das escolhas e as consequências que elas trazem. É gratificante passar esses conhecimentos em uma linguagem fácil e com aulas dinâmicas em que todos participam”, finalizou.

Parceria A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que pela primeira vez, o programa foi desenvolvido em escolas do campo da rede municipal de ensino, graças à parceria com a Polícia Militar que disponibilizou instrutoras para se deslocarem até a zona rural. “Agradecemos pelo empenho desses profissionais que não mediram esforços para levarem ensinamento aos nossos alunos das escolas de campo. Mais uma vez, o programa conscientizou nossas crianças para ficarem longe das drogas e da violência e esses valores eles vão levar para a vida toda”, disse.

O comandante da 5ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Tenente Saulo Hladyszwski, ressaltou que o Proerd colabora para que essas crianças aprendam a resistir às pressões de grupos e dizer não às drogas de forma consciente. “Além de dizer não, eles fazem escolhas saudáveis para suas vidas”, disse.

Programa – Desenvolvido para alunos da 5º ano do ensino fundamental, o Proerd é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Polícia Militar do Paraná. São dez lições de uma cartilha para prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de abordar também sobre violência e bullyng. As lições reforçam a autoestima, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas, e promovem a civilidade. As aulas acontecem uma vez por semana nas escolas, são interativas e os alunos desenvolvem atividades como teatro e música.