Correio dos Campos

Sábado é o “Dia D” da vacinação contra a gripe em Castro

11 de maio de 2017 às 15:22

O “Dia D” da vacinação contra a gripe acontece neste sábado (13), em todo o País. Em Castro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8 às 17 horas e também haverá pontos de vacinação nos supermercados Condor e Priotto (Prainha).
A campanha iniciou no dia 17 de abril, e de acordo com a chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Castro, Marielen Wieczorek Nocera, menos de 50% do público-alvo foi vacinado. “A procura está muito baixa e a imunização é importante, porque a gripe é uma doença grave. Quem precisa tomar a vacina deve procurar os postos o quanto antes”, alerta.

Meta

A meta, estipulada pelo Ministério da Saúde, é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação.
Devem tomar a vacina pessoas com mais de 60 anos, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses de 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Os professores do ensino básico (Ensino Regular, Especial ou Educação de Jovens e Adultos – EJA) e superior das escolas públicas e privadas devem levar declaração da escola em que atuam.

Proteção

A vacina é eficaz contra três tipos do vírus da gripe que mais circulam no país, como o Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. 
A campanha termina no dia 19 de maio.