Correio dos Campos

Museu Parque Histórico de Carambeí celebra Dia Mundial do Leite

27 de maio de 2025 às 09:22
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Para o dia 1º de junho, Dia Mundial do Leite, o Museu Parque Histórico de Carambeí organizou uma programação especial para receber os visitantes. Em parceria com a Frísia Cooperativa Agroindustrial, todos que visitarem o Museu poderão degustar o Milk Protein, produto da Unium – intercooperação entre as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal -, enriquecendo a experiência no local que respira a tradição da imigração holandesa.

Geraldo Slob, presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, considera a comemoração promovida pelo Museu uma oportunidade de celebrar a história dos imigrantes e apresentar ao público a tradição do láctea que fomentou o desenvolvimento de Carambeí. “Celebrar a data é uma forma de homenagear nossas raízes e reforçar a importância da atividade leiteira para a história da Cooperativa, da comunidade e da região. É um orgulho ver essa trajetória sendo contada, valorizando o trabalho de tantas famílias que ajudaram a construir o que somos hoje”.

Carambeí se desenvolve economicamente a partir da atividade leiteira, sendo atualmente considerada uma das principais bacias leiteiras do Brasil. Esta trajetória é apresentada nos espaços expositivos do Museu. O passaporte Jornada do Leite, que será entregue aos visitantes ao comprar o ingresso na bilheteria, foi especialmente elaborado para comemorar a data. Ele serve como um guia para explorar a ala museológica Vila Histórica e entender como a atividade leiteira esteve presente em cada local visitado, assim como continua presente no cotidiano.

No sábado, 31 de maio, das 14h às 17h, acontecerá o Museu Interativo dedicado ao Dia Mundial do Leite. Voluntários da comunidade retratarão o cotidiano de seus antepassados e mostrarão aos visitantes a história, cultura e como a tradição do leite sempre foi presente. No Dia Mundial do Leite, 1º de junho, será cobrada meia-entrada para visitar o Museu, os residentes de Carambeí, com cadastro válido, e crianças até 6 anos são isentos de pagar ingresso.

O Koffiehuis preparou um menu especial para o fim de semana, servirá creme de queijo em pão italiano. No Parque das Águas, a Deguste promoverá uma degustação de doce de leite, enquanto a Dutch Lady oferecerá descontos exclusivos nos queijos Gouda de Cominho, com 6 meses de maturação, e Gouda, com 24 meses de maturação.

Serviço:

O Museu Parque Histórico de Carambeí abre para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. O ingresso para visitar o Museu é R$ 30 reais. A meia-entrada, no valor de R$ 15 reais, é destinada crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, estudantes acima de 18 anos, professores, doador de sangue regular (comprovante dos últimos 12 meses), pessoas acima de 60 anos, pessoas em tratamento oncológico e profissionais da área de saúde. A Isenção mediante comprovação é para crianças até 6 anos, Funcionários e Cooperados da Frísia Cooperativa Agroindustrial, funcionários da Prefeitura Municipal (com cadastro válido), moradores de Carambeí (com cadastro válido), pessoas com deficiência (PcD) e acompanhante obrigatório.