Correio dos Campos

Indústria de ração animal vai investir R$ 14,6 milhões no Paraná

Nova unidade da Adimax será implantada em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Investimento conta com o programa de incentivo do Governo do Estado, deve iniciar operação em 2021 vai gerar inicialmente 100 novos postos de trabalho
27 de maio de 2020 às 14:20
(Divulgação/AENPr)

AEN/PR – O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o presidente da Adimax Indústria e Comércio de Alimentos, Adir Comunello, anunciaram nesta quarta-feira (27), no Palácio Iguaçu, um novo empreendimento no Paraná. A indústria de fabricação e distribuição de alimentos para cães e gatos vai investir R$ 14,6 milhões na abertura de uma planta em Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba.

O cronograma prevê que a empresa comece a funcionar até o fim de 2021. A estimativa inicial é que possa abrir 100 novos postos de trabalho, entre empregos diretos e indiretos.

O empreendimento foi enquadrado no programa de incentivo fiscal para atração de investimentos ao Estado, que prevê medidas como dilação de prazos para recolhimento do ICMS, incentivos para melhoria da infraestrutura, comércio exterior, desburocratização e capacitação profissional.

“Mesmo neste momento muito difícil, com essa pandemia que assola o mundo todo, aqui no Paraná estamos trabalhando e olhando para o futuro. Hoje consolidamos a chegada no Estado de mais uma grande empresa, uma das maiores fabricantes de rações da América do Sul, que vai gerar emprego e renda em Mandirituba”, afirmou Ratinho Junior.

O governador destacou que o investimento por parte da Adimax vai colaborar no processo de retomada econômica do Estado no pós-Covid. “Fortalece a economia paranaense e melhora vida das famílias diretamente. É mais um cartão de visitas que o Paraná ganha para atrair novos investimentos”, ressaltou.

QUINTA PLANTA – O presidente da Adimax, Adir Comunello explicou que a planta paranaense será a quinta da indústria no País, a primeira da Região Sul. A fábrica de Mandirituba, explicou, será responsável por abastecer os mercados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Recebemos toda a atenção e suporte do Governo do Estado em relação a incentivos e infraestrutura. Estamos nos sentindo muito bem acolhidos. Pretendemos ajudar a trazer mais empresas para a cadeia, terceiros que estão atrás do nosso negócio, como, por exemplo, para o setor logístico”, comentou o empresário.

MÃO DE OBRA – Ele destacou, também, que a indústria vai priorizar a contratação de mão de obra local. A intenção, ressaltou, é que o número de empregos possa chegar na casa dos 300 postos dependendo da resposta do mercado e de futuras ampliações na sede local. “Na medida em que a marca for crescendo, ampliaremos também nossos quadros”, disse.

De acordo com Comunello, a previsão é de que a unidade paranaense se transforme no segundo polo produtivo do grupo em volume e faturamento, atrás apenas da matriz, instalada no interior de São Paulo.

DESENVOLVIMENTO – Eduardo Bekin, diretor-presidente da Invest Paraná, agência que promove o desenvolvimento econômico do Estado e faz parte da coordenação do programa de incentivos à atração de investimentos, disse que a atuação tem três grandes pilares: geração de emprego, desenvolvimento social e aumento da arrecadação. “Mesmo com benefícios fiscais, fazemos contas a médio e longo prazos sobre o retorno financeiro e social para o Estado”, disse Bekin.

Prefeito de Mandirituba, Luís Antonio Biscaia ressaltou que a instalação da Adimax no município vai além do impacto imediato na geração de emprego e renda. “Estabelece maior arrecadação de tributos, que acabam retornando para as famílias de Mandirituba em obras e ações para melhorar a qualidade de vida”, afirmou.

EMPRESA – A Adimax tem quatro plantas no País. A maior delas está localizada na cidade de Salto do Pirapora, interior de São Paulo. A principal atividade é a fabricação e distribuição de alimentos para cães e gatos. A empresa produz as marcas Magnus, Fórmula Natural, Qualidy e as linhas Sopão, Domus, Gatan, Adidog, Capitão Dog e Fort Cão.

PRESENÇAS – Participaram do evento os secretários Guto Silva (Casa Civil), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento) e João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas), e a vice-prefeita de Mandirituba, Rosilene Vonsovicz Weber.