Correio dos Campos

Saúde confirma mais 32 mortes de macacos por febre amarela

Animais são transmitem a doença, mas indicam a circulação do vírus. Secretaria de Estado da Saúde orienta a população para que tome a vacina, disponível nas unidades de saúde
29 de abril de 2020 às 18:04
(Divulgação/AENPr)

AEN/PR – O novo boletim epidemiológico de febre amarela divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta quarta-feira (29) confirma 32 novas epizootias no Paraná.

Das 854 notificações de mortes de macacos registradas, 260 foram por febre amarela, 97 seguem em investigação para a detecção do vírus; 84 foram descartadas e outras 413 são indeterminadas.

“Os casos de morte de macacos por febre amarela sinalizam a presença do vírus no Estado. A única forma prevenir a doença é a vacinação, disponível para toda população em todas as Unidades Básicas de Saúde do Paraná. Uma única dose protege por toda a vida”, orienta o secretário Beto Preto.

Das 22 Regionais de Saúde, apenas a 8ª RS, de Francisco Beltrão, não possui notificações de epizootias. A 6ª regional, de União da Vitória, concentra o maior número de notificações, com 267, e de confirmações, com 84 epizootias.

Os municípios que apresentaram confirmação pela primeira vez são: Agudos do Sul (2ªRS), Jaguariaíva (3ª RS), Pinhão (5ªRS)e União da Vitória (6ªRS).

O boletim não registra confirmação de casos em humanos neste período epidemiológico, de julho de 2019 até agora. As notificações chegam a 108 no Estado. Destas, 95 foram descartadas e 13 seguem em investigação.

FEBRE AMARELA – A febre amarela é uma doença infecciosa, causada por vírus transmitido pela picada dos mosquitos infectados. Os sintomas iniciais são febre com calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores musculares, vômitos e fraqueza.

A secretaria estadual da Saúde alerta que os macacos não transmitem a febre amarela. Eles ocupam a função de sentinelas no enfrentamento da doença, indicando o caminho que o vírus está percorrendo.