Correio dos Campos

Governo do Paraná diz projetar até 30 mil casos de Covid-19 no estado, com pico da doença a partir de maio

Secretário de Saúde Beto Preto disse que estado deve colher resultado de 'semanas duras' nos próximos dias por causa da circulação de pessoas nas ruas
14 de abril de 2020 às 14:49
O Hospital Regional de Guarapuava deve começar a funcionar em 40 dias — Foto: RPC Guarapuava

G1 – O Governo do Paraná está projetando que o estado tenha até 30 mil casos confirmados da Covid-19. A informação foi dada pelo secretário de Saúde Beto Preto e pelo governador Ratinho Junior (PSD) durante coletiva na manhã desta terça-feira (14), em Guarapuava, na região central do Paraná.

De acordo com boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de segunda-feira (13), o Paraná tem 768 casos confirmados e 33 mortes causadas pelo novo coronavírus.

Ratinho Júnior afirmou que o número de casos deve subir no estado a partir de maio, com redução prevista para os meses de julho e agosto.

De acordo com o secretário Beto Preto, o governo trabalha com a projeção de entre 10 mil e 30 mil diagnósticos, dependendo de fatores como o comportamento da população quanto ao isolamento social.

“Nós temos diversos cenários que são colocados. Depende muito do tratamento não-farmacológico, que é o distanciamento social e isolamento domiciliar”, afirmou.

O secretário disse ainda que há cidades onde a circulação comunitária do vírus está mais forte e, por este motivo, o governo vai manter as orientações de isolamento.

“Tivemos duas semanas muito duras e vamos colher essas semanas nos próximos dias. Tivemos a corrida aos bancos juntando com a semana da páscoa, que as pessoas saíram às ruas”, disse.

Ainda durante a coletiva, o Ratinho Junior não descartou que o governo possa adotar outras medidas como a parada total de atividades por causa da pandemia.

Novos hospitais

Durante a manhã, o governador e o secretário de Saúde visitaram as obras do Hospital Regional de Guarapuava, que deve receber casos da Covid-19 para tratamento.

De acordo com o governo, 91% da obra está concluída e o prédio deve ser entregue em um prazo de 40 dias.

O hospital de Guarapuava deve contar com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de outros 80 de enfermaria.

Além de Guarapuava, o governo também disse que irá inaugurar hospitais em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, e Ivaiporã, no norte, dentro de 45 dias.