Correio dos Campos

Hemepar pede que doadores ajudem a repor estoques

11 de abril de 2020 às 07:58
Hemepar pede que doadores ajudem a repor estoque (Foto: Venilton Kuchler/Arquivo AEN)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), solicita aos doadores dos tipos A negativo, O negativo e O positivo a comparecerem em nas unidades para doações. Estes tipos sanguíneos são os que apresentam-se em falta em toda a hemorrede.

Para doar deve-se ter entre 16 a 59 anos (doadores com 60 a 69 anos devem permanecer em isolamento); estar bem de saúde; não estar com manifestações gripais (coriza, dor de garganta, rinite, alergias, tosse, com estes sintomas deve fazer isolamento em sua residência); estar alimentado; demais critérios serão avaliados na entrevista.

Ponta Grossa

As doações estão sendo feitas no Pronto Atendimento do Hospital Municipal, na Rua Augusto Ribas, de segunda a sexta-feira, o Hemepar atende das 8h às 16h. Para doar, a pessoa deve ligar no Hemepar antes e agendar um horário: 3223-1616.

Como doar sangue?

Para ser doador é preciso:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 59 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação)

DOAÇÕES – Além da nova alternativa de organização logística, a rede Hemepar passou a impedir doações de pessoas acima de 60 anos ou daquelas que apresentam algum sintoma ligado ao novo coronavírus ou a gripe comum. A recomendação para esses grupos é de isolamento domiciliar, conforme orientação do Ministério da Saúde. Até então, as unidades recebiam doações de pessoas entre 16 e 69 anos.

Fonte: Agência Estadual do Paraná