Correio dos Campos

Governo considera como essenciais e libera reabertura de revendas de veículos usados e seminovos, no Paraná

10 de abril de 2020 às 07:39
Governo do Paraná liberou reabertura de revendas de veículos usados e seminovos (Foto: Fábio Tito/G1)

Um ofício emitido pelo Governo do Paraná, nesta quinta-feira (9), liberou a reabertura das concessionárias e revendas de veículos seminovos e usados em todo o estado. Segundo o chefe da Casa Civil, Guto Silva, que assina o documento, o serviço das revendas deve ser considerado essencial por se tratar de lojas que fornecem peças e fazem a manutenção de veículos que prestam outros serviços essenciais, como ambulâncias e caminhões.

“Houve um ofício ajustando os detalhes para que as auto-peças e mecânicas das concessionárias, sejam de veículos pesados ou dos veículos leves, de ambulâncias ou frotas, para abastecer a saúde ou mesmo as indústrias”, disse Guto Silva.

Segundo a Associação Revendedores de Veículos Automotores no Estado Paraná (Assovepar), as empresas, que até então estavam fechadas devido aos riscos da pandemia do novo coronavírus, devem retomar as atividades com cuidados e equipamentos de proteção contra a doença.

“Vamos adotar os procedimentos necessários na área da saúde para que possamos trabalhar da forma mais segura possível”, disse o presidente da Assovepar, Cesar Lançoni Santos.

O presidente afirmou ainda que a associação pretende iniciar um diálogo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) para solicitar que os procedimentos de transferências dos veículos sejam retomados, por meio dos despachantes.

O chefe da Casa Civil do estado afirmou que o governo está fazendo um estudo aprofundado para avaliar a proposta de reabertura do comércio. Segundo Guto Silva, a decisão ainda é a de manutenção apenas dos serviços considerados essenciais.

Um comunicado da Associação Comercial do Paraná (ACP), assinado nesta quinta-feira, recomendou que os comerciantes do estado reabram as lojas em horário reduzido a partir de segunda-feira (13). O presidente da entidade, Camilo Turmina, que assina o texto, ressalta que a proposta atende a uma solicitação dos associados.

O Governo do Paraná informou que estabeleceu por decreto as atividades essenciais que devem permanecer em funcionamento, classificação em que as revendas de veículos usados e seminovos foram incluídas.

Ainda conforme o governo estadual, a orientação é para que os estabelecimentos “adotem as normas de prevenção estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde”.

Fonte: G1