Correio dos Campos

Vacinação de idosos contra H1N1 segue na terça-feira, dia 24

23 de março de 2020 às 19:00

IMPRENSA/Carambeí – A Secretaria Municipal de Saúde segue nesta terça-feira (24) a vacinação de idosos (mais de 60 anos) e profissionais da saúde contra o vírus da Influenza H1N1. A vacinação ocorre em frente à sede da Vigilância em Saúde, a partir das 8h30.

O local escolhido é aberto e busca afastar os idosos do risco de contrair o novo coronavirus. “Pedimos a colaboração da população, se possível vir de carro, estamos fazendo sistema drive thru, no qual o idoso é vacinado pela janela, sem precisar descer do carro”, explica o secretário municipal de Saúde, Mário Avais de Mello Filho.

A enfermeira, responsável pelo departamento de Vigilância Epidemiológica, Gisele de Paula Machado, pede para que os familiares de idosos acamados e com mais de 80 anos se dirijam até o local de vacinação para informar nome e endereço para que os profissionais da saúde possam ir até essas pessoas aplicar a vacina.

Próximas etapas

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril, com o objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança. A última fase, que começa no dia 9 de maio, dará prioridade a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Novo coronavírus

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus. No entanto, em virtude da pandemia de coronavírus, poderá auxiliar profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o covid-19, já que os sintomas são parecidos.

Segundo o ministério, casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados pelo mundo em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

Serviço

Local da vacinação: Vigilância em Saúde, Avenida dos Pioneiros, nº 480 (ao lado da Clínica Municipal de Fisioterapia e secretaria municipal de Meio Ambiente).