Correio dos Campos

Paraná tem 5 casos suspeitos do novo coronavírus, diz Ministério da Saúde

28 de fevereiro de 2020 às 06:57
(foto: divulgação)

O Paraná tem cinco casos suspeitos do novo coronavírus sendo investigados, de acordo com o Ministério da Saúde. O boletim foi divulgado no fim da tarde desta quinta-feira (27). Apenas uma pessoa está internada.

As suspeitas são de Curitiba, com três pessoas monitoradas, São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e Ponta Grossa, nos Campos Gerais, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Quatro pessoas passaram pela Itália nos últimos dias. Um rapaz, de Curitiba, passou pela Indonésia, informou a secretaria. Eles já tiveram amostras coletadas e encaminhadas para exames no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Todos se encaixaram na definição de casos suspeitos, segundo a secretaria. Os sintomas mais comuns são tosse seca, febre e cansaço, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Suspeitas de coronavírus no Paraná:
Curitiba

  • Homem, de 30 anos, que está em casa
  • Mulher, de 25 anos, que está em casa
  • Homem, de 25 anos, que está em casa

São José dos Pinhais

  • Mulher, de 27 anos, que está internada em um hospital

Ponta Grossa

  • Mulher, de 29 anos, que está em casa

Suspeita em Campo Largo
Um possível caso suspeito é acompanhado pela Sesa em Campo Largo, também na Região Metropolitana de Curitiba. Trata-se de uma idosa, de 66 anos, que também esteve na Itália. Ela está internada no Hospital do Rocio.

O Ministério da Saúde descartou a possibilidade na tarde desta quinta, mas a Sesa disse que ainda considera o caso da mulher como suspeito de coronavírus e que vai discutir com o ministério os motivos para a exclusão do caso.

Como funciona a comunicação das suspeitas, segundo a Sesa:

  • unidade de saúde pública ou privada comunica a suspeita para a secretaria municipal de saúde, que informa a situação à respectiva regional de saúde, responsável por avisar a Sesa;
  • unidades coletam e secretarias enviam amostras dos pacientes para o Lacen;
  • Sesa repassa as informações para o Ministério da Saúde;
  • as secretarias municipais também podem comunicar diretamente o ministério por meio de um sistema online, porém diariamente as informações são validadas entre Sesa e ministério;
  • Os números divulgados pelas secretarias estaduais e o Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação de seus boletins diários.

Situação no país
O primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado no Brasil pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (26). O paciente é um homem de 61 anos que esteve na Itália. O idoso está isolado em São Paulo.

Um boletim do ministério divulgado nesta quinta afirma que há 132 casos suspeitos da doença no Brasil. Ainda nesta tarde, o governo federal anunciou que vai antecipar a campanha de vacinação para 23 de março.

Segundo o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com a vacina da gripe, os pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem que tomaram a vacina irão facilitar o diagnóstico do coronavírus, já que as doenças contempladas na vacina não serão consideradas.

“Ela é uma campanha nacional e nós definimos que, nós trabalharemos para o dia 23 de março. Antecipando em 23 dias a data prevista original para essa campanha”, disse Mandetta.

Fonte: G1