Correio dos Campos

Parque Histórico recebe prêmio Darcy Ribeiro

O museu é o oitavo colocado na premiação destinada as práticas educativas realizadas por instituições culturais
18 de dezembro de 2019 às 17:31
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, foi uma das dez instituições culturais contempladas com o Prêmio Darcy Ribeiro 2019. A premiação lançada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) está na 6ª edição, por meio de edital premia dez instituições culturais com o valor de R$10 mil reais para cada uma, prêmio que deve ser aplicado em prática educacionais realizadas pelas instituições.

Historiador do Núcleo Educativo do Parque Histórico de Carambeí, Lucas Kugler ressalta a importância da premiação para democratizar o acesso do público as instituições. “O Prêmio Darcy Ribeiro é direcionado para promover as ações de educação museal que possuem o intuito preservar e tornar o patrimônio cultural da instituição mais acessível. São escolhidas ações que que promovam, valorizem, disseminem e democratizem as instituições”.

Entre os inscritos foram pré-classificadas 55 instituições que passaram para a segunda fase e o Parque Histórico figurou entre os dez colocados ocupando o 8º lugar. O museu concorreu ao edital com a ação educativa Meu Museu, realizada no ano de 2017 para alunos do 5º ano da Escola Evangélica de Carambeí.

“Estou muito feliz com o resultado dos vencedores do edital, é gratificante saber que o trabalho realizado no Parque Histórico, um museu do interior do Paraná, tem destaque nacional. Isto mostra que estamos nos trilhos certos dentro dos conceitos e metodologias da museologia e cada vez o potencial educativo do museu está crescendo e atingindo o objetivo, com esse fomento ajudará mais ainda no trabalho realizado pela instituição”, anima-se Lucas.

Um dos alicerces da imigração holandesa em Carambeí é a educação, que sempre foi uma das prioridades entre os colonos e hoje é trabalhada no museu de forma efetiva. “Educação em museus é dos pilares de sustentação imprescindíveis para se atingir os objetivos conceituais de instituições de memória. Ganhar esse prêmio é um sinal de que estamos no caminho certo, na busca de inclusão e transformação social, pois ao longo de sua trajetória o Parque Histórico de Carambeí sempre valorizou o discurso da educação na formação da sociedade carambeiense. Com a estruturação de um Núcleo Educativo efetivo o museu passa a atuar incisivamente dentro dos preceitos da museologia social”, expõe o coordenador cultural e historiador do Parque Histórico, Felipe Pedroso.

O presidente do Parque Histórico de Carambeí, Dick Carlos de Geus ficou animado com mais uma conquista que coloca o museu entre instituições museais renomadas. “O Prêmio Darcy Ribeiro é resultado do trabalho realizado pelos profissionais do Parque Histórico de Carambeí, que estão colocando o museu no cenário nacional. Apesar do Parque ser tão recente, possuir menos de dez anos, já estamos entre os museus mais visitados do Brasil, a cada ano batemos nossa meta e aumentamos o número de visitantes físicos e virtuais”, finaliza.