Correio dos Campos

Educadores se inspiram em Leonardo Da Vinci para encarar desafios da sala de aula

Sicredi promove Summit Educação com 600 profissionais para estimular troca de experiências e apresentar soluções pedagógicas
31 de outubro de 2019 às 16:09
O Summit Educação – Programa A União Faz a Vida aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro. (Divulgação/Rafael Danielewicz)

COM ASSESSORIAS – “Quando a aula sai exatamente como foi programada pelo professor é porque ela não deu certo”. Com essa provocação, o educador Miguel Thompson comparou a sala de aula com o oceano e inspirou mais de 600 educadores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, que estiveram reunidos no Summit Educação – Programa A União Faz a Vida, promovido pela Central Sicredi PR/SP/RJ, nos dias 29 e 30 de outubro, na Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), em Curitiba.

Além dele também participaram do evento personalidades como o jornalista e escritor Marcos Piangers; Jean Sigel, da Escola de Criatividade; a pedagoga e mestre em Educação, Laura Monte Serrat Barbosa; e o vice-presidente de Educação da Pearson Brasil, Juliano Costa. A metáfora com os mares feita por Thompson se deve às mudanças provocadas pela tecnologia: “atualmente, as crianças são, além de curiosas e inquietas, como sempre foram, ansiosas e imediatistas. Por isso, o professor precisa estar preparado para reviravoltas e tempestades, a exemplo do que acontece quando navegamos”.

E nessa onda de mudanças, os participantes debateram sobre os desafios da educação, além de compartilharem informações e reflexões sobre o desenvolvimento das iniciativas realizadas com base na metodologia do Programa A União Faz a Vida (PUFV) – principal iniciativa de responsabilidade social da instituição financeira cooperativa.

Na abertura do evento, o presidente nacional do Sicredi e da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, destacou o importante papel da iniciativa. “A perspectiva ativa do Programa é fundamental. O Summit Educação nasceu da necessidade de criarmos momentos de troca, tão necessários quando se trabalha com educação. As experiências e reflexões promovidas durante o evento são essenciais para a formação continuada dos professores e educadores”, enfatizou.

O evento também proporcionou aos convidados a apreciação da exposição Leonardo Da Vinci – 500 Anos de Legado, que veio para Curitiba exclusivamente para o Summit. A mostra contou com cerca de 50 peças entre pinturas e códigos, máquinas e desenhos. As réplicas interativas do que foi produzido por Da Vinci ajudaram a demonstrar como o artista aperfeiçoava suas habilidades a partir da curiosidade em busca por conhecimento. “Algo essencial para quem trabalha com educação”, completou Dasenbrock.

Também na cerimônia de abertura, Marcos Piangers falou sobre a importância de valorizar os professores, algo que o Programa A União Faz a Vida faz por meio de capacitações como a realizada esta semana e também com as ações junto às secretarias municipais de educação. “O ser humano se desenvolve muito melhor com o ‘olho no olho’, algo que aprendemos na sala de aula e que não deveríamos jamais esquecer. Virtudes como colaboração, valorização do ser humano e amor ao próximo, que aprendemos com nossos professores, jamais deveriam ser esquecidas”, completou a assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Central Sicredi PR/SP/RJ, Alyne Lemes.

De acordo com ela, o objetivo de trazer a exposição de Da Vinci foi gerar a reflexão sobre o tema educação e o legado do artista. “Todas as pessoas, em específico os educadores presentes, têm um pouco dele no seu DNA. Vivemos em um mundo onde, cada vez mais, as pessoas curiosas e questionadoras (como foi o artista) conseguem fazer mais conexões e acabam por se destacar no mercado. Portanto, a metodologia desenvolvida pelo PUFV e também utilizada neste evento busca reforçar essas características, já que os projetos nascem dentro da sala de aula por intermédio dos alunos”, disse.