Correio dos Campos

Governo sanciona lei de Hussein Bakri que cria o Dia da Eletromobilidade no Paraná

19 de outubro de 2019 às 17:25
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O Vice-Governador Darci Piana sancionou, neste sábado (19), a lei que cria o Dia da Eletromobilidade no Paraná. De autoria dos deputados Hussein Bakri (PSD) e Gilberto Ribeiro (PP), o texto estabelece que a celebração ocorrerá anualmente no dia 19 de outubro. A data, quando também se comemora o Dia Nacional da Inovação, passa a fazer parte do calendário oficial de eventos do estado.

“O Governo vem tomando uma série de medidas para estimular o desenvolvimento científico e tecnológico no estado, sobretudo buscando uma sinergia com as universidades e a iniciativa privada. Esse espírito inovador já tem colocado o Paraná em níveis de competitividade com São Paulo, o que mostra que estamos no caminho certo”, afirmou Hussein Bakri, que é Líder do Governo na Assembleia Legislativa.

A sanção do Dia da Eletromobilidade marcou o encerramento da primeira edição da Semana Paraná Inovador, que ocupou todo o segundo andar do Palácio Iguaçu com palestras, workshops, talkshows, exposições, painéis de debate e apresentações de startups paranaenses. Foram discutidos temas como soluções tecnológicas, inovação social, construção de redes de colaboração e incentivo ao empreendedorismo feminino.

A ideia da data proposta por Hussein Bakri e Gilberto Ribeiro é que, no dia 19 de outubro, os cidadãos sejam incentivados a substituírem os veículos movidos à combustão por veículos elétricos, como carros, motos, patinetes, bicicletas, skates. Segundo o Líder do Governo, todos os paranaenses podem contribuir para o equilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.

Ainda nesse sentido, o Governo do Estado recentemente decidiu zerar o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) na compra de veículos elétricos, até 31 de dezembro de 2022. Antes, a alíquota cobrada era de 3,5%. Um carro elétrico, por exemplo, demanda 40% a menos de manutenção e consegue rodar 300 quilômetros com R$ 40.