Correio dos Campos

Sistemas com cultivo de trigo têm maior produção de grãos por área e por ano

18 de outubro de 2019 às 16:18
(Divulgação)

AGRÁRIA/Ocepar – Um dos destaques do 16º WinterShow, que ocorreu nesta semana em Entre Rios, Guarapuava (PR), é o cultivo do trigo. Cereal de inverno com potencial de grandes produções no município, desempenha papel estratégico e é a principal cultura de grãos de inverno no Sul do Brasil.

Estudos – Estudos realizados na região pela Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- e Fapa – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária – demonstram que os sistemas de produção com cultivo de trigo no inverno apresentam maior quantidade de grãos por área e por ano. Além disso, o cultivo gera maior disponibilidade de recursos e distribuição da receita ao longo do ano em relação ao uso de aveia preta em sucessão com a cultura da soja, contribuindo diretamente para a sustentabilidade da propriedade agrícola.

Diluição de custos – “Somado a isso, a produção de grãos no inverno contribui para diluir os custos fixos da propriedade e aumentar o retorno financeiro da cultura de verão, a qual, do contrário, teria que arcar com todos os custos da propriedade no ano”, explicou a Pesquisadora da Embrapa Vladirene Macedo Vieira.

Vantagens – Apesar de em algumas safras poder haver frustações, assim como para a maioria das culturas, considerando o sistema de produção no longo prazo, o cultivo do trigo agrega muitas vantagens. “Diluição dos custos fixos da propriedade, melhoria na distribuição da receita e maior produção de grãos por área e por ano nos sistemas de produção são alguns dos benefícios agronômicos e econômicos do cultivo do trigo”, assegurou a pesquisadora.

Do escritório para o campo – Os representantes da Arcor do Brasil, Sergio Eduardo Della Graça e Rafael Eiji Hamaguchi, trocaram o ambiente de trabalho nesta semana: do escritório em Campinas, São Paulo, para os campos agrícolas da Fapa, em Entre Rios. A convite da Cooperativa Agrária, eles estão participando do WinterShow e conhecendo, entre outros pontos, a produção de trigo.

Panetones – A Arcor compra farinha da Agrária para produção de panetones. “É a primeira vez que estamos participando e estamos achando muito interessante. Saímos de uma rotina diária de escritório direto para o campo, recebendo muitas informações técnicas, e esse conhecimento vai fazer a diferença para entendermos e fazermos ainda melhor o nosso trabalho”, disse Della Graça, que é Gerente de Suplementos da Arcor.

Enriquecedor – “A nossa região é muito forte na produção de açúcar, então vir até aqui conhecer a produção de trigo é muito enriquecedor”, afirmou Rafael, Comprador Corporativo da Arcor do Brasil.

Aprendizado – Durante uma atividade no campo, eles puderam aprender sobre as variedades do grão e o que cada uma delas pode fornecer como produto final, por exemplo.