Correio dos Campos

Caminhada Rosa promove conscientização da saúde da mulher

18 de outubro de 2019 às 17:00
(Divulgação/PMC)

IMPRENSA/Carambeí – Dezenas de pessoas percorreram, na manhã desta sexta-feira (18), as ruas do centro da cidade na Caminhada Rosa, alusiva ao Outubro Rosa. A iniciativa da Prefeitura de Carambeí por meio da Secretaria Municipal de Saúde contou com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Carambeí.

Participaram da caminhada o prefeito Osmar Blum (PSD) e a primeira dama Joseane Blum, os vereadores Diego Macedo e Ricardo Enevan, os secretários municipais de Saúde, Mario Avaiz de Mello Filho; de Administração, Alexandre Muller; de Esportes, Sérgio Luis de Oliveira e diretores de departamentos da Prefeitura e servidores da Saúde. Alunos e professores da Apae também prestigiaram a caminhada que junto com a Fanfarra Municipal apoiaram o evento.

A equipe de Vigilância Epidemiológica do município percorreu as ruas com o Zé Gotinha para chamar a atenção para o Dia D de vacinação contra o sarampo para as crianças de seis meses a menores de cinco anos na sala de vacinas do centro municipal de saúde, neste sábado, das 08h às 17 horas.

Após a caminhada os participantes foram recepcionados na Câmara Municipal pelo presidente Diego Silva e pela Sra. Angela Zanlorenzi, da Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner que proferiu palestra sobre o tema.

O Prefeito Osmar Blum parabenizou a organização do evento e os participantes da caminhada. De acordo com o gestor, a prevenção é a melhor forma de controlar a doença na população. “Esse é um movimento muito importante para a saúde das mulheres, porque aborda o problema a partir da conscientização para a prevenção”, destacou.

EXAMES

No sábado, dia 19, das 08 horas às 12 horas e das 13h às 16 horas será realizada, na Unidade Básica de Saúde Nova Holanda, coleta de preventivos e exames das mamas, “será solicitado mamografia em mulheres acima de 50 anos e com histórico familiar de câncer de mama”, explica a diretora de Saúde, Roseli Galdino Cardoso. Para os exames é necessário apresentar RG,CPF e Cartão SUS.