Correio dos Campos

Nova plataforma do Crea-PR desburocratiza processos para 90 Entidades de Classe no Estado

Nova ferramenta virtualiza todo o processo de apresentação de projetos que podem receber aporte financeiro do Crea-PR
17 de outubro de 2019 às 14:44
(Divulgação/Crea-PR)

COM ASSESSORIAS – Aproximadamente 90 Entidades de Classe, que representam profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências do Paraná, contam com uma nova plataforma virtual, o Edital de Chamamento 2.0, que promete desburocratizar e simplificar processos. De maneira inovadora entre os Creas do Brasil, a nova ferramenta, disponibilizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), permite às Entidades de Classe repassarem todas as informações necessárias com segurança e de forma mais ágil.

Para ter acesso à nova plataforma, as Entidades de Classe, que representam quase 50 mil profissionais no Estado, precisam acessar uma área restrita dentro do site do Crea-PR. “O Crea-PR é o primeiro Conselho no Brasil a virtualizar todo o processo, de forma totalmente inovadora e segura”, afirma o gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

É através da plataforma que as Entidades de Classe enviam projetos para a realização de parcerias em atividades em mútua cooperação com Crea-PR, por meio dos Termos de Fomento ou Colaboração. De 2017 até o momento, mais de 200 parcerias já foram firmadas com as Entidades do Sistema Crea/Confea. Destas, 50% estão em andamento e as demais já foram concluídas e tiveram as contas aprovadas.

Ao todo, são mais de 490 atividades finalizadas, envolvendo o aporte financeiro de R$ 5 milhões para a realização de simpósios, minicursos, cursos, viagens técnicas e revistas. “São iniciativas que atingiram mais de 45 mil profissionais, com debates e informações sobre fiscalização, registros de empresas e profissionais, atribuições e ética profissional vinculada às atividades de valorização das profissões apresentadas nas atividades”, diz Prattes.

Para 2020, a estimativa é de ampliar as atividades em parceria com as Entidades de Classe – que têm a incumbência de desenvolver ações de interesse das profissões e do Sistema Confea/Creas – com o equivalente a R$ 3 milhões para projetos.

Treinamentos

Na última semana, nos dias 10 e 11 de outubro, cerca de 120 presidentes e diretores de Entidades de Classe de Engenharia, Agronomia e Geociências do Estado do Paraná participam do 5º Seminário Estadual do ProEc – Programa de Apoio à Sustentabilidade às Entidades de Classe, que aconteceu em Ponta Grossa, na sede da Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG). O evento, que é uma iniciativa do Colégio de Entidades Regionais (CDER), contou com o apoio do Crea-PR.

A programação do evento teve como foco a apresentação e discussão das regras de elaboração de projetos para participação nos editais de chamamento público do Crea-PR, como também a prestação de contas dos recursos utilizados. “As orientações foram no sentido de auxiliar na concepção dos projetos, sobre a importância da vinculação com as atividades finalísticas do Conselho integradas com as ações de interesse comum com as Entidades de Classe, do detalhamento do plano de trabalho e do cronograma financeiro, além de ter uma execução eficaz do projeto e da regularidade e agilidade da prestação de contas”, comenta Prattes.

Os Editais de Chamamento Público do Crea-PR são baseados na Lei Federal Nº 13.019, de 2014, e 13.204, de 2015, que regulamenta os repasses de recursos públicos para as organizações da sociedade civil. Seguem também as normativas do Confea (Resoluções 1.075, de 2016, e 1.098, de 2018). Durante todo o processo, o trabalho é acompanhado pelo Crea-PR, que verifica a efetiva utilização dos recursos e a prestação de contas.