Correio dos Campos

Parque Histórico recebe exposição de Willem Kiewiet

As obras do artistas são desenhos em naquim que retratam a história do Paraná e cenários holandeses
10 de outubro de 2019 às 14:20
(Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Traços de Willem Kiewiet – O Narrador de Histórias em Nanquim é a nova exposição da Casa da Criatividade, que fica no Parque das Águas que é a ala museal que representa um parque ambiental holandês e fica dentro do Parque Histórico de Carambeí. A exposição temporária conta com cerca de 30 obras do acervo do desenhista Willem Kiewiet e representam desde paisagens dos Campos Gerais à cenários holandeses.

Incentivado pelo Sebrae o artista reproduziu algumas de suas obras, que se tornaram cartões postais e estão à venda no Souvenirs do Parque Histórico. Hoje Willem só reproduz cenários por encomenda e conta quais as suas predileções. “Tenho preferência em desenhar paisagens, prédios antigos, cenários relacionados ao tropeirismo, história e natureza”, relata o desenhista.

O artista holandês veio morar nos Campos Gerais no ano de 1986, encantou-se com a beleza da região e por meio de seus traços narra a história do Paraná. O trabalho realizado com a tinta em nanquim exige cuidado e é minucioso, o desenhista precisa tomar certos cuidados na hora de reproduzir cada detalhe em suas obras.

O Parque Histórico de Carambeí, maior museu histórico a céu aberto do Brasil, é um espaço de preservação e difusão da memória dos imigrantes estabelecidos na região, mas também tem o compromisso com o reconhecimento e valorização dos artistas locais. “A Casa da Criatividade é um espaço que busca valorizar todas as manifestações artísticas produzidas na Colônia Carambeí. O trabalho do Willem representa um importante expoente na minuciosa arte dos desenhos em nanquim e agora está em exposição para que todos os visitantes do Parque Histórico possam apreciar sua obra”, expõe Felipe Pedroso, historiador e coordenador cultural do museu.

Serviço:

A exposição Traços de Willem Kiewiet – O Narrador de Histórias em Nanquim está aberta ao público no horário de funcionamento do Parque Histórico de Carambeí de terça a domingo, das 11h às 18h. Entrar em contato pelos telefones 42 3231-5063 e 42 98433-4639 para mais informações e para agendar a visita de grupos.