Correio dos Campos

Primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início nesta segunda-feira

7 de outubro de 2019 às 12:36

IMPRENSA/Carambeí – Começou nesta segunda-feira (07) e prossegue até o dia 25 de outubro a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Em Carambeí, a Sala de Vacinas do Centro Municipal de Saúde atende das 8h30 às 11 horas e das 13h às 16 horas.

De acordo com enfermeira responsável pela campanha no município, Gisele de Paula Machado, “em caso de grande demanda serão distribuídas senhas até às 15 horas”, explica. Ela ressalta que a campanha contempla crianças de 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). É necessário apresentar cartão do SUS e carteirinha de vacinação da criança. O Dia D “Dia Nacional e Mobilização” será no sábado, 19 de outubro, das 8h às 17 horas sem intervalo para almoço.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Dados

No levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde, até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.